Na questão das praias

Roberto Rocha diz que governo Dino age de forma irresponsável na questão das praias

Senador do PSB contesta laudos que garantem a balneabilidade das praias e diz que afirmação do governador pode levar à contaminação de famílias

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Roberto Rocha ironiza informação de que praias estão limpas em SL
Roberto Rocha ironiza informação de que praias estão limpas em SL (Roberto Rocha critica laudos de balneabilidade das praias)

O senador Roberto Rocha (PSB) fez uma declaração forte em seu perfil no Instagram contestando diretamente o governador Flávio Dino (PCdoB) na questão envolvendo a qualidade das águas das praias de São Luís.

Segundo Rocha, o governo agiu de forma “irresponsável e criminosa” ao afirmar que as praias da capital maranhense estão aptas ao banho.

“Ouço falar que limparam as praias de São Luís. Como? Qual a mágica?”, questiona o senador, para lembrar que, desde o início do programa Minha Casa, Minha Vida, foram construídos milhares de unidades habitacionais na capital sem a devida responsabilidade no quesito tratamento de esgoto, que jorra diretamente nos rios.

“E para onde vão os rios? Logicamente, para as praias”, enfatiza Rocha.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) foi a responsável por divulgar no dia 8 de outubro, um relatório de balneabilidade atestando que 100% das praias de São Luís estavam em condições adequadas para o banho. Segundo o órgão, a conquista se dava pela recente inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Vinhais, que é responsável por tratar 40% do esgoto na ilha.

O governo Flávio Dino fez festa para o laudo da Sema,que gerou forte reação nas redes sociais e em meio aos especialistas no setor. Curiosamente, a divulgação do suposto laudo foi divulgado às vésperas da eleição em São Luís, quando o aliado de Dino, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), disputava a reeleição.

“Por que o Governo do Estado anunciou, de forma criminosa e irresponsável, que as pessoas poderiam levar seus filhos e netos para as praias, por que estavam limpas? Simples, por que no Maranhão as campanhas eleitorais acontecem no verão . Ou seja, nesta época do ano, a cidade fica mais limpa, com recolhimento do lixo regular. E, se não chove, tem muito menos sujeira nas praias”, apontou o senador maranhense.

Roberto Rocha lembrou que, na sexta-feira, caiu uma pequena chuva em São Luís. Resultado: dos 24 pontos coletaos, 10 estavam impróprios para banho.

“ Foi só um pouco de esgoto que desceu para as praias. E olha que o chuvisco não representou 2,00 mm de chuva, um valor quase desprezível”, ponderou o senador maranhense

Para Rocha, as praias só estarão limpas quando os rios de São Luís estiverem limpos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.