Maconha

Incursões da PM resultam em 720kg de droga apreendidos

Polícia vai apresentar à imprensa hoje os integrantes de facções criminosas e “cabeças” do tráfico de droga na Ilha presos em operação no fim de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Grande quantidade de maconha foi apreendida no fim de semana
Grande quantidade de maconha foi apreendida no fim de semana (maconha apreendida h)

Setecentos e vinte quilos de maconha foram apreendidos neste último final de semana em três incursões feitas pela polícia na Região Metropolitana de São Luís. A polícia vai apresentar à imprensa hoje os integrantes de facções criminosas e “cabeças” do tráfico de droga na Ilha, identificados como Jailson Vieira Araújo, Jacaré; e Cícero Rodrigues, Fernando, em entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira. Em poder desses criminosos, 180 quilos de maconha foram apreendidos em uma casa, no Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar.

O titular da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), delegado Carlos Alessandro de Assis, disse que a polícia vinha monitorando há alguns meses a dupla criminosa, até chegou a fazer uma abordagem em uma das residências de Jacaré, na Vila Brasil, onde apreendeu aproximadamente 100 quilos de maconha, mas não conseguiu efetuar a prisão do criminoso.

Segundo o delegado, no final da tarde de sábado, os policiais conseguiram prender Jailson Vieira e Cícero Rodrigues, em uma casa no Residencial Nova Terra, onde foram encontrados 180 quilos de maconha, que iriam abastecer as bocas de fumo da Ilha, principalmente, na cidade de Ribamar. “A equipe da Senarc vem combatendo o tráfico de entorpecente no estado e somente neste ano mais de uma tonelada de droga foi retirada das mãos dos criminosos”, informou o delegado.

Também no sábado, policiais militares, realizando rondas no bairro da Santa Efigênia, área da Cidade da Cidade Operária, prenderam Josenir Mailson Pereira Carvalho, Ana Paula Menezes Santos, Mariana Roberta Amaral Pereira e Raíssa Milhomem Pires. Com eles, a polícia apreendeu 40 quilos de maconha prensada e que iria ser distribuída na localidade.

Os detidos foram apresentados no Plantão da Polícia Civil da Cidade Operária e vão responder pelo crime de associação criminosa e tráfico de entorpecente. Ainda ontem, a droga apreendida foi encaminhada para o Instituto de Criminalística (Icrim), no Bacanga, para ser periciada.

Meia tonelada

Na manhã de sábado foi apresentada à imprensa uma quadrilha internacional especializada em venda de droga durante coletiva, na SSP. Com o bando, foi apreendida meia tonelada de maconha, segundo a polícia, oriundo do Paraguai e avaliada em torno de R$ 2 milhões de reais. Essa droga iria abastecer as bocas de fumo da capital como ainda do interior do estado.

Os presos foram identificados como Luana Fernanda Soares, de 22 anos; Jhon Robert Aguiar da Silva, de 18 anos; Evandro Rodrigues Fonseca Araújo, de 21 anos; e o taxista Walmir Reis Pinheiro, de 35 anos. Também foi apreendido um adolescente, idade não revelada, que faz parte da quadrilha.

O titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Thiago Bardal, disse que os quadrilheiros alugaram uma residência, no Cohatrac, por um valor de R$ 1.500, para servir de base das ações ilegais. Eles utilizavam o taxista Walmir Reis para fazer as entregas da entorpecente aos traficantes da capital como uma forma de despistar a polícia.

Thiago Bardal ainda informou que a polícia ficou sabendo por meio de denúncias anônimas de que na última sexta-feira esses criminosos iriam receber uma grande quantidade de droga. Os policiais começaram a monitorar os passos do bando e durante uma revista no período da noite dentro da residência, no Cohatrac, efetuaram a prisão desses quadrilheiros e apreenderam a droga.

Os detidos foram conduzidos para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico. O delegado afirmou que a investigação vai continuar sendo feita pela polícia, pois existe a possibilidade de haver mais criminosos envolvidos no esquema criminoso. “Iremos trabalhar até mesmo em conjunto com os policiais de outros estados para poder prender os outros integrantes dessa quadrilha”, disse o delegado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.