Em tempo real

Ônibus de São Luís serão rastreados e monitorados em tempo real

Investimento em novas tecnologias foi refeito pelo SET para garantir segurança e controle ao sistema de transporte da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Por meio do Centro de Controle de Operações do Sistema é possível monitorar em tempo real toda a operação das linhas, com equipes a postos 24h
Por meio do Centro de Controle de Operações do Sistema é possível monitorar em tempo real toda a operação das linhas, com equipes a postos 24h (SET)

SÃO LUÍS - A frota de ônibus de São Luís será monitorada e rastreada em tempo real. Este é um dos investimentos tecnológicos feitos pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) para proporcionar mais segurança, qualidade e controle ao sistema de transportes coletivos da capital.

O presidente do SET, José Luiz Medeiros, acompanhado do vice-presidentes Gilson Neto e Duarte Hermes de Carvalho, apresentou a novidade do novo sistema de monitoramento e controle da frota da capital para o titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), delegado Jefferson Portela; a diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Larissa Abdalla Britto, o secretário adjunto Municipal de Trânsito e Transportes Israel Petrus, e o comandante da Polícia Militar, coronel Pereira.

Mais condições

Segundo Gilson Neto, após a licitação do setor de transportes, o SET está com maiores condições para empenhar-se ainda mais em prol da modernização do sistema de transportes. E a primeira decisão foi unificar as medidas adotadas, beneficiando de forma igualitária todas as empresas do atual sistema.

"Após muitas pesquisas, investimos em tecnologia de ponta para a instalação do que há de mais moderno, que é o sistema de GPS embarcado na frota, associado a um Centro de Controle de Operações do Sistema [CCO], que nos permite monitorar em tempo real toda a operação das linhas em uma única base de dados, e assim agilizar a tomada de decisões, fazer eventuais correções operacionais da frota e melhorar a questão da segurança nos ônibus. Tudo isso foi feito no tempo recorde de um mês pela empresa M2M Solutions, que é líder no setor e que opera hoje no país e no exterior", explicou o vice-presidente do SET Gilson Neto.

Rastreamento

Na prática, o rastreamento de frota é feito com base na moderna tecnologia GPS (Global Positioning System/Sistema de Posicionamento Global) associada aos recursos da telefonia celular (GSM/GPRS) para a transmissão de dados.

A nova ferramenta permite ao operador do sistema de transportes o monitoramento eficaz da frota, com informações precisas em tempo real sobre localização, direção e velocidade de cada veículo.

A combinação do rastreamento por satélite com a telefonia celular oferece ao frotista soluções como monitoramento online, na própria garagem, sem necessidade de intermediação da empresa de rastreamento. Além disso, permite ainda acompanhamento de eventos em cada veículo minuto a minuto; confecção de mapas digitais; visualização em vídeo na garagem de cada linha ou rota rastreada; confecção de relatórios de viagens e de exceções e comunicação bidirecional em tempo real. Gera-se, portanto, otimização, redimensionamento dinâmico com controle exato e preciso de todos os eventos discriminados, garantindo um total e absoluto controle da frota.

É mais segurança para as empresas e seus operadores no trabalho de escalonamento dos ônibus controlados passo a passo. E para os usuários e rodoviários, os benefícios vão além da eficiência das linhas; mas representará também um maior nível de segurança, uma vez que o SET, a SMTT, a PM e a SSP estarão unidas na fiscalização e no combate ao crime na capital maranhense.

Monitorados

No total, o sistema de GPS foi instalado em mais de mil ônibus. E 170 linhas já foram inseridas no sistema de monitoramento, assim como mais 5 mil pontos de paradas.

O presidente do SET, José Luiz Medeiros lembrou que, a exemplo do que aconteceu em outros estados, que desfrutam dessa tecnologia, o aperfeiçoamento é a médio prazo, em diversas etapas.

"Estivemos em Fortaleza vendo como funciona o sistema, que levou anos de implementação para chegar à perfeição operacional que oferece hoje. Teremos etapas de ajustes aqui, e o sistema vai ficando cada vez melhor. Mas ressalto que esse grande salto na qualidade do sistema de transportes de São Luís é fruto da vontade política do Prefeito Edvaldo Holanda, que está de fato comprometido com a modernização dos transportes. Estamos no caminho certo para isso, com a licitação do setor. Agora estamos trabalhando muito para que, nos próximos anos, possamos oferecer um serviço de grande qualidade à população, que merece esse novo cenário. Hoje já não existe mais ônibus rodando no sistema Urbano de São Luís com mais de dez anos. Mas além de colocar uma frota nova em circulação, a modernização do setor vai muito além, e visa a segurança dos rodoviários e usuários, a otimização operacional, e a satisfação de todos no que diz respeito à qualidade do serviço oferecido", declarou Medeiros.

Israel Petrus reforçou que as etapas de modernização do sistema de transportes, previstas na licitação do setor, estão sendo cumpridas de fato."Todos ganham com essa modernização do setor, a sociedade em geral é beneficiada de forma direta e indireta, com um transporte público eficiente e seguro", declarou o representante da SMTT.

O comandante da Polícia Militar, coronel Pereira, se mostrou otimista com a parceria e as novas tecnologias anunciadas. "O monitoramento dos ônibus agora será em tempo real, isso ajudará nas ações da PM. Estamos muito otimistas com os resultados que virão, pois já desenvolvemos um conjunto de ações contra o crime, e que será ainda mais eficaz", frisou.

Para a diretora do Detran, Larissa Abdalla Britto, a medida também terá efeitos benéficos no controle do trânsito. "Essa medida agrega mais qualidade ao serviço de transporte, o que é extremamente importante para a população. Mas é a ferramenta além de gerir o sistema de transportes, vai proporcionar um trânsito mais disciplinado, com controle de velocidade e respeito maior às leis", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.