Recanto dos Vinhais

Moradores do Recanto dos Vinhais voltam a denunciar transtorno causado por ETE

Segundo a comunidade, o esgoto, que deveria estar sendo tratado na estação de tratamento do Vinhais, está sendo jogado in natura na região, provocando intenso mau cheiro; além disso, está contribuindo para a morte da flora e fauna da área

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

SÃO LUÍS - Moradores do bairro Recanto dos Vinhais, em São Luís, voltaram a denunciar os transtornos causados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), do Vinhais, inaugurada no dia 8 de agosto deste ano. Eles reclamam do intenso mau cheiro proveniente do esgoto não tratado e que está sendo despejado in natura na região.

A comunidade já havia denunciado o problema anteriormente às autoridades públicas, mas não obteve solução. No dia 19 de outubro, O Estado publicou uma reportagem mostrando o drama dos moradores.

Mal estar
Passado mais de um mês, a situação persiste. Os moradores alegam que o odor proveniente do esgoto é tão forte que muitas pessoas, principalmente crianças e idosos, estão ficando com problemas de saúde, como náuseas e vômitos.

A dona de casa Alice Lima da Costa, de 45 anos, é uma das mais prejudicadas com a situação. Isso, porque o esgoto não tratado que sai da ETE está sendo despejado bem próximo de sua residência, aumentando a possibilidade de doenças.

Moradora da região há mais de 15 anos, ela afirmou que muitos esforços já foram feitos para mudar a situação, mas até agora a comunidade não obteve a resposta que desejava. “Estamos procurando todos os meios para ver se alguém se manifesta. Gostaria muito que o poder público olhasse para a nossa situação”, disse.

Danos ambientais
O esgoto jogado in natura na região causa também outros problemas que são os danos ambientais. Os dejetos estão sendo lançados diretamente em uma região de mangue, contribuindo diretamente a morte da fauna e flora presente no ecossistema.

O contador Raimundo Nonato Belém é um dos líderes comunitários da região e afirmou que já procurou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e Artec, que é a empresa responsável pela construção da ETE, em busca de uma solução para o problema, mas até o momento nada foi solucionado.

“Eles não estão fazendo o tratamento adequado do esgoto e por isso estamos com esse problema”, afirmou o morador, que vive no local há mais de 10 anos. Ele pontuou ainda que já tentou buscar várias vezes uma audiência com o Ministério Público (MP), mas não conseguiu.

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado em busca de um posicionamento para a demanda dos moradores do Recanto dos Vinhas, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida. O promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, também foi procurado, mas não retornou as ligações.

SAIBA MAIS

A ETE Vinhais foi inaugurada em 8 de agosto deste ano pelo governador Flávio Dino, na presença do secretário nacional de Saneamento, Alceu Segamarchi, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles. A construção da Estação foi uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um investimento planejado há alguns anos, com ajuda do Governo Federal.

A estação está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Ocupando uma área de 3,1 hectares, ela vai atender a 48 bairros atingindo cerca de 350 mil moradores. Com o completo funcionamento, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, tem a capacidade de tratar 700 litros por segundo. A previsão é de que 40% dos esgotos da cidade passem por lá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.