Reconhecimento

Unicef entrega selo a 42 municípios reconhecidos por promover avanços em indicadores sociais

Resultados atestam avanços, principalmente na saúde e educação infantis do governo passado; prêmio é uma certificação de reconhecimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Solenidade de entrega do Selo Unicef para 42 municípios ocorreu no auditório do Palácio Henique de La Rocque)

Em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira, 2, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entregou selo para 42 municípios reconhecidos por promover avanços nos indicadores sociais do estado. Os resultados atestam avanços principalmente na saúde e educação infantis no governo passado.

A premiação é um reflexo também dos resultados positivos alcançados durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney, entre os anos de 2010 a 2014, especialmente na implementação de políticas públicas para a saúde, com o programa Saúde é Vida, do secretário Ricardo Murad. Além disso, o prêmio é uma certificação internacional que representa o reconhecimento pelo compromisso com a melhoria dos índices da gestão passada, em favor da garantia do direito a serviços assistenciais ao público infantil.

Reconhecimento

A premiação ocorrida na sexta-feira,2, foi a última das nove cerimônias estaduais de certificação dos municípios que chegaram até a etapa final na 2ª edição do Selo Unicef Município Aprovado na Amazônia. No ano de 2013, 611 cidades da Amazônia Legal aceitaram o convite para participar da segunda edição.

Ao todo, foram 42 municípios maranhenses reconhecidos: Açailândia, Afonso Cunha, Alto Parnaíba, Araioses, Bacabal, Bacabeira, Balsas, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Buriti Bravo, Buriticupu, Caxias, Cedral, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Estreito, Governador Eugênio Barros, Humberto de Campos, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Nina Rodrigues, Nova Iorque, Paraibano, Pastos Bons, Paulo Ramos, Pedreiras, Pinheiro, Pio XII, Porto Franco, Presidente Vargas, Rosário, São Domingos do Maranhão, São João do Sóter, São João dos Patos, São José de Ribamar, Sucupira do Riachão, Timon, Trizidela do Vale, Urbano Santos e Vargem Grande.

De acordo Eliane Almeida, coordenadora do escritório do Unicef em São Luís, os municípios reconhecidos estão dando uma demonstração clara dos investimentos que estão sendo feitos na infância. “Eles estão priorizando a infância nas políticas públicas, especialmente nas políticas de assistência, educação e saúde. Esses municípios avançaram na redução da mortalidade infantil, na distorção das séries, gravidez na adolescência e em uma série de indicadores que impactam na vida de crianças e adolescentes”, afirmou.

Avanços

Um relatório divulgado no dia 30 de novembro pela Unicef confirmou avanços significativos para o público infantil do Maranhão durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney. De acordo com o órgão, a taxa de mortalidade infantil nos municípios maranhenses melhorou 7% entre 2011 e 2014, enquanto que a evolução no restante do pais foi de 5,2%.

Ainda de acordo com o Unicef, entre os fatores apontados para os índices considerados positivos de óbitos envolvendo crianças está o acesso ao pré-natal. Segundo a entidade mundial, a disponibilidade do serviço aos maranhenses aumentou em 32,7% (entre 2011 e 2014), média bem superior à contabilizada no mesmo período no país, que foi de 5,4%. A proporção de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 28,1% para 37,3%.

Outro serviço que apresentou melhorias entre os anos de 2011 e 2014 no Maranhão foi o registro das crianças. De acordo com o Unicef, o percentual de bebês de até um ano de idade registradas no território estadual aumentou 4%, enquanto que no restante das cidades brasileiras, este crescimento foi de apenas 1,1%. Entre 2011 e 2014, ainda segundo o Unicef, o percentual de crianças registradas passou de 85,5% para 89%.

Além da saúde, o Maranhão também apresentou dados relevantes entre os anos de 2011 e 2014 quanto à educação. Segundo o levantamento do Unicef, a distorção idade/série entre os municípios inscritos no estado do Maranhão caiu em 9,2%, enquanto que em outras cidades brasileiras, a queda foi de 7,9%. Para o levantamento, de acordo com o Unicef, foram realizadas 3.623 buscas ativas sobre a situação de crianças e adolescentes no estado. No total, 148 municípios maranhenses integraram a pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.