Aplicação

Enem ocorre hoje, para quase 6 mil candidatos no Maranhão

A segunda aplicação do exame está sendo necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior

O EstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
As cidades são em: São Luís (dois locais), Grajaú (dois locais), Imperatriz (um local), Pinheiro (três locais) e São Bernardo (dois locais).
As cidades são em: São Luís (dois locais), Grajaú (dois locais), Imperatriz (um local), Pinheiro (três locais) e São Bernardo (dois locais). (Estudantes participando das provas do Enem que foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro pelo MEC)

MARANHÃO - Um total de 5.904 candidatos fará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão hoje (3) e amanhã (4). A segunda aplicação do exame está sendo necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica. Em todo o Brasil, 277.622 candidatos farão as provas.

O candidato deve ficar atento com relação ao horário de aplicação do exame. Como o Maranhão não aderiu ao Horário Brasileiro de Verão, as provas no estado serão aplicadas uma hora mais cedo em relação à Brasília. Dessa forma, os portões dos locais de prova no estado serão abertos às 11h e fechados às 12h. As provas começarão às 12h30.

Locais

No Maranhão, em cinco municípios, ocorrerá o Enem neste fim de semana e serão dez os locais de prova. As cidades são em: São Luís (dois locais), Grajaú (dois locais), Imperatriz (um local), Pinheiro (três locais) e São Bernardo (dois locais).

Hoje as provas a serem aplicadas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. Amanhã será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos.

Toda a logística de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 se repetirá na segunda aplicação, entre elas as novidades de segurança adotadas pela primeira vez este ano. Os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. E, ao entrar e sair dos banheiros, todos passarão por vistoria com detectores de metais, o que antes era feito de forma amostral.

O Enem é mecanismo de acesso a diversas universidades e às políticas públicas brasileiras de educação. Com a nota do exame, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior.

O resultado, também, é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem, também, obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Nesta segunda aplicação, 37.740 inscritos tentarão a certificação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.