Comércio caxiense

Vendas de Natal devem aumentar 17% em Caxias

Estudo realizado pela Fecomércio-MA revela expressiva evolução no consumo com a proximidade da maior data comemorativa do varejo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Caxias - O comércio de Caxias deverá ter aumento nas vendas neste fim de ano. Pelo menos é o que aponta a pesquisa de intenção de consumo para o Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), indica expressiva evolução das vendas para esse período na região.

De acordo com o estudo, 88,5% dos consumidores pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, enquanto 8,5% não irão comprar presentes. Na comparação anual, o resultado demonstra alta de 17,2% nas intenções de compras e redução de -46,9% dos consumidores que não irão comprar produtos.

De modo geral, em um ano marcado por retrações econômicas, enfraquecimento do mercado de trabalho e a consequente redução de poder de compra dos salários, a proximidade da maior data comemorativa do varejo traz possibilidades reais de aumento das vendas, em um momento que a economia começa a dar sinais de estabilização com a retomada da confiança dos consumidores e empresários nos últimos meses.

Para o presidente em exercício da Federação do Comércio do Maranhão, Marcelino Ramos Araújo, a visão estratégica do empresário é essencial para o crescimento. “Apesar de todas as dificuldades proporcionadas pela economia em 2016, os empresários do comércio maranhense chegam ao fim do ano recuperando gradativamente os níveis de otimismo e confiança no desempenho da atividade comercial graças à capacidade de gestão e estratégia empresarial de cada empreendedor. Nesse contexto, a pesquisa demonstra uma excelente oportunidade para o empresário zerar antigos estoques com promoções e ofertas que atraiam os consumidores”, analisou o presidente.

Produtos

De acordo com a pesquisa, 40,6% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar até um produto, enquanto 24,4% afirmaram que devem comprar dois produtos e 15,2% demonstraram disposição de comprar até três produtos. Em relação ao ano passado, observa-se um aumento de 57,36% entre aqueles com desejo de consumir apenas um produto, em contraste com as reduções de -8,3% para os consumidores com intenção de consumir até dois produtos e de -1,94% para aqueles que desejam comprar até três produtos.

Entre os presentes preferidos pelos consumidores para o Natal de 2016, destacam-se os itens do vestuário com 59,9% da preferência e brinquedos com 38,3%. Estes dois tipos de produtos que lideram as escolhas dos caxienses registraram, respectivamente, reduções de -12,7% e -24,3% nas intenções de compra em relação ao ano passado.

Outros produtos que também aparecem nas escolhas dos consumidores neste ano foram os artigos de calçados/cintos/bolsas com (13,4%), celular/smartphone (6,0%), bicicleta (3,1%), aparelho de som e imagem (3,0%), perfumaria e cosméticos (2,7%).

O estudo avaliou também que 90% dos consumidores devem comemorar a data, sendo que 45,3% devem celebrar a data em casa, enquanto 28,6% demonstraram interesse em comemorar na casa dos pais/parentes/ amigos, 16,6% em igrejas, 4,0% com viagens e 3,3% em restaurantes.

Em relação aos gastos planejados para o período, o valor médio do presente que será comprado este ano ficou em 99 reais e o valor médio das compras, incluindo a comemoração, ficou em 206 reais. Em comparação ao Natal de 2015, houve uma redução no valor médio da compra de -5,07% e um aumento no valor médio do presente de 12,5%.

Motivação

A forma de pagamento preferida pelos consumidores continua sendo a modalidade de pagamento à vista com dinheiro, que registrou 47,8% da indicação entre os entrevistados, já 40,3% optaram pelo uso do cartão de crédito, 14,3% pelo uso de carnês/crediário em lojas como modalidade preferencial de pagamentos e 5,4% optaram pelo uso do cartão de débito.

Em relação ao ano passado, a preferência pelo pagamento à vista com dinheiro recuou -3,82%, assim como a tendência pelo uso do cartão de crédito reduziu -11,43%. Já o uso de crediários/carnês avançou 9,16% e o uso do cartão de débito aumentou em 12,50%.

Em relação ao dia em que os consumidores pretendem ir às compras, do total de entrevistados de Caxias, 38,6% disseram não ter dia certo para fazer as compras, 16,3% revelaram o sábado com dia preferencial e 13,5% a sexta-feira. Também são citados a quarta-feira com 11,3%, a segunda-feira com 9,0%, a quinta-feira com 7,0%, a terça-feira com 3,4% e o domingo com 0,9% como dia preferencial para compras.

O estudo também apontou quais os motivos que levam os consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras. Para 37,6% dos entrevistados, as promoções são o fator primordial no momento da compra, já 25,8% apontam para os preços como o fator que mais influencia nessa hora, seguido da recepção dos vendedores (22,7%), qualidade dos produtos (17,3%), vitrines (11,1%) e variedade dos produtos (9,9%).

Saiba mais

Pesquisa ouviu 600 pessoas

A pesquisa de intenção de consumo para o Natal 2016 em Caxias foi realizada pela Federação do Comércio do Maranhão em parceria com o Sindicato do Comércio Lojista de Caxias (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL). O levantamento entrevistou 600 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.