Dia D

Campanha de combate ao Aedes aegypti é lançada em São Luís

Comitiva do Ministério do Meio Ambiente participa de ações na capital para prevenir proliferação do mosquito

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, lidera comitiva que está em São Luís
Ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, lidera comitiva que está em São Luís (campanha )

O ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, lançou, na manhã de hoje (2), no Anjo da Guarda, em São Luís, a Campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que tem como tema 'Onde o mosquito não cresce, nenhuma doença aparece". O objetivo é mobilizar a população para evitar a proliferação de criadouros e aumento da infestação e número de casos da dengue, zika e chikungunya. Marcelo Cruz está substituindo o ministro Sarney Filho, que está cumprindo agenda fora do país.

Na programação, organizada pelo Governo Federal, também estão sendo realizadas várias ações, como oficinas de reciclagem, coleta de pneus e palestras. Às 14h, haverá entrega de veículos doados pelo Ministério da Saúde para combate ao mosquito. A solenidade ocorrerá na superintendência do Ibama, no Calhau.

A campanha de combate ao mosquito está sendo realizada em todas as capitais do país. A ideia é que, a partir do dia de mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Desde a identificação do zika vírus no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o tema tem sido tratado como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 salas estaduais e 1.821 salas municipais, com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A sala nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.

No Maranhão, segundo o Ministério da Saúde, existem 33 municípios ou em situação de alerta para as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Saiba quais são aqui.

Programação:

8h30 – Conversa com alunos e professores da Unidade Integrada Japiaçu

- Apresentação sobre ações de combate ao mosquito, com informações sobre o aplicativo lúdico “Mosquito Não”.

- Realização de oficina na reciclagem de materiais, como garrafas pet, pneus e similares.

Bairro Anjo da Guarda (Rua Luxemburgo, s/n Quadra 2, Esquina com a Rua da Hungria).

10h30 – Visita à Sala Estadual de Mobilização e Controle

Avenida dos Holandeses, nº 3, Quadra 7, Edifício Almere Office, Calhau.

14h – Palestra da campanha nacional contra o mosquito

- Apresentação das ações de combate, com informações sobre o aplicativo lúdico “Mosquito Não”;

- Apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos;

- Entrega dos veículos doados pelo Ministério da Saúde para combate ao mosquito.

: Superintendência do IBAMA (Avenida dos Holandeses - Quadra: 33 - Lotes: 17/18 - Bairro: Quintas do Calhau).

16h30 – Ação de coleta de pneus com a participação da entidade RECICLANIP

Avenida Santos Dumont nº 2.000

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.