Teatro

Aventuras de palhaço levadas à praça

Companhia Cambalhotas apresenta hoje, às 17h, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, o espetáculo “Zzz Sganarelle”, dirigida por Waldemir Nascimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Espetáculo será apresentado a partir das 17h
Espetáculo será apresentado a partir das 17h (Espetáculo Sganarelle)

O espetáculo “Zzz Sganarelle”, da Companhia Cambalhotas, será apresentado hoje, às 17h, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro, Centro). A peça, escrita por Geraldine Gauthier e dirigida por Waldemir Nascimento, leva ao público uma crítica social à base de muito humor. Este mês, a peça também será encenada no Largo do Teatro (Anjo da Guarda), dia 8, às 16h30 e dia 9, na Praça Nauro Machado, às 19h. As apresentações são gratuitas.

“Zzz Sganarelle” é um espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura e conta a história de Sganarelle, um palhaço criado por Molière há cerca de 500 anos na França que consegue satirizar as dificuldades do cotidiano das pessoas.

Antes de chegar à Praça Deodoro, o espetáculo foi encenado no bairro do Anjo da Guarda e em escolas da zona rural de São Luís. De acordo com o cronograma da Companhia Cambalhotas, as apresentações prosseguirão até o mês de fevereiro de 2017.

O espetáculo “Zzz Sganarelle” é a terceira produção da Companhia Cambalhotas que, em 2016, completa 19 anos de fundação. Nas produções anteriores (“Os Saltimbancos” e “Os Três Porquinhos”), a companhia utilizou formas animadas – bonecos, máscaras, teatro de sombra – para encantar o público. No entanto, em “Zzz Sganarelle”, mais um elemento é agregado: o circo.

Companhia

Fundada em 21 de outubro de 1997, a partir da união de Renato Porto e Waldemir Nascimento, a Companhia Cambalhotas deu seus primeiros passos fazendo animações em festas de aniversário por diversos bairros de São Luís.

Em 1998, a dupla recebeu um convite para fazer uma apresentação teatral para uma campanha interna de uma empresa. O resultado artístico do trabalho e o consequente retorno financeiro estimulou a continuidade nesta linha artística específica.

A formalização da Cia ocorreu em 2002 e desde então vem se especializando em fazer o chamado ‘Teatro Empresa’, proporcionando aos seus clientes alegria, bem-estar e conhecimento por meio de ações didáticas.

Serviço

O quê

Espetáculo “Zzz Sganarelle”, da Companhia Cambalhotas

Quando

Hoje, às 17h

Onde

Em frente à Biblioteca Pública Bendito Leite - Praça Deodoro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.