Reverência

Para celebrar o samba

Centenário do Samba, comemorado nesta sexta-feira, terá vasta programação musical em São Luís, com festas temáticas em diferentes espaços e shows de grupos locais e nacionais, como o Fundo de Quintal, que se apresentará na Casa das Dunas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Fundo de Quintal se apresentará amanhã em São Luís
Fundo de Quintal se apresentará amanhã em São Luís (Fundo de quintal)

O samba vai pedir passagem com uma programação recheada de batucada a ser realizada amanhã, celebrando o Dia Nacional do Samba. Uma delas vai acontecer no Largo do Caroçudo (Madre Deus), com vários grupos de samba, choro e pagode, blocos de samba e tradicional. Outra será o show do grupo Fundo de Quintal, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), além da festa “Samba sem Telhado”, no Casarão sem Telhado (Rua do Giz) e a roda de samba no bar Fundo de Quintal (Sacavém). Na Curva do 90 será inaugurado o Boteco da Sirlan, com show do grupo Amigos do Samba e convidados.

O centenário do samba será festejado em grande estilo com o show do grupo Fundo de Quintal, na Casa das Dunas. O grupo formado por Bira Presidente, Sereno, Ubirany, Ademir Batera e Ronaldinho já gravou 32 álbuns, com 15 discos de ouro e quatro de platina. “O Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música ‘Na Baixa do Sapateiro’, uma ode a Salvador. A data foi instituída no dia em que Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 1940”, lembrou Andreia Nunes, produtora da Casa das Dunas.

O grupo Fundo de Quintal também ajuda a levantar a bandeira do samba. Nasceu do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, composto principalmente por sambistas da Imperatriz Leopoldinense. O grupo caracterizou-se por usar instrumentos até então pouco comuns em rodas de samba: banjo, tantã e repique de mão. Gravou vários álbuns, alguns deles, discos de ouro e de platina. Entre seus maiores sucessos, destacam-se as músicas “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “E eu não fui convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô, Irene”, “O Show Tem Que Continuar”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar” e “Miudinho”.

Na Madre Deus, às 18h, a festa comemorativa vai reunir os grupos Instrumental Pixinguinha, Sindicato do Samba, Máquina do Samba, Serrinha e Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca. No sábado, a festa terá continuidade com os grupos Chorando Calado, Máquina do Samba e Nivaldo Santos, quando ainda haverá o lançamento do samba do Bloco Tradicional Os Baratas. A grande roda de samba, com direito a palco 360º, dará início ao encerramento do projeto “Samba e Choro na Praça”, que acontece este ano pela primeira vez, idealizado pela Associação Máquina de Descascar’Alho.

“Há dois anos estamos com essa tradição de comemorar o Dia Nacional do Samba. O ano passado foi um sucesso e levamos muitos artistas e um público gigante para celebrar e isso só mostra a força do samba no Maranhão. Este ano escolhemos essa data também para encerrar esse projeto que levou o samba e o choro para várias praças, oportunizando o acesso a pessoas que nunca assistiram a um espetáculo desses”, comentou Silvério Boscotô, produtor do projeto. O “Samba e Choro na Praça” vem acontecendo desde o dia 16 de setembro em várias praças de São Luís, Morros, Axixá, Rosário e São José de Ribamar. A primeira edição vai ser encerrada com nove etapas, reunido 27 grupos de choro e samba. “Passamos por vários lugares onde a música foi muito bem recebida e pudemos perceber que basta nos movimentarmos para dar uma programação de qualidade nas nossas praças e logradouros públicos. Que bom que acreditaram no nosso projeto que se encerra neste sábado, na Madre Deus celebrando o centenário do samba”, avalia Boscotô. Na Rua do Giz, no Casarão sem Telhado, a festa será comandada pela Turma do Vandico e convidados, a partir das 18h, com muito chorinho e samba em uma grande comemoração ao gênero e sua brasilidade. No bairro Sacavém, a festa será regada a samba e feijoada, começando às 14h, no Fundo de Quintal, com animação dos grupos Palmares, Simplicidade e Feijoada Completa, além de outros convidados.

Na Curva do 90, será inaugurado mais um espaço para privilegiar o samba em São Luís. O Boteco da Sirlan funcionará aos fins de semana como um bar temático, onde os gêneros musicais que darão personalidade e identidade ao espaço serão o samba, o choro e a bossa nova, tendo ainda o karaokê ao vivo de samba como a grande novidade. “Além da programação geral, aos sábados, a partir das 17h, teremos o projeto Samba 90, com o grupo Amigos do Samba recebendo convidados para uma grande roda de samba e choro, com direito, também, ao resgate dos sucessos dos eternos carnavais”, disse José Costa, que vai cuidar da parte musical do espaço.

Serviço

O quê

Festas em homenagem ao centenário do samba

Quando

Amanhã, a partir das 18h

Onde

Madre Deus, Casa das Dunas (Avenida Litorânea), Fundo de Quintal (Sacavém), Casarão sem Telhado (Rua do Giz), Boteco da Sirlan (Curva do 90).

Ingressos para Fundo de Quintal: R$ 50 (pista) e R$ 70 (frontstage), à venda nas lojas Adji (Tropical Shopping), Lacoste (Avenida dos Holandeses) e Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.