Espetáculo

Olhares sobre São Luís

Peça “Bonjour Curumim”, da Companhia Cazumbá de Teatro e Dança, traz uma leitura sobre a cidade e seus problemas em apresentações amanhã, sábado e domingo no Convento das Mercês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Elenco do espetáculo durante a preparação
Elenco do espetáculo durante a preparação (BonJour Curumim)

Será apresentada amanhã, sábado e domingo, no Convento das Mercês (Desterro), às 20h, a peça “Bonjour Curumim”, da Companhia Cazumbá de Teatro e Dança, que completa 43 anos de existência. O espetáculo, assinado e dirigido por Américo Azevedo Neto, fala sobre São Luís e os problemas da cidade, mas também de saudade e da indiferença com o meio ambiente.

Segundo Américo Azevedo, a montagem se utiliza de uma linguagem naturalista para narrar um pouco da história de São Luís, com suas belezas, como também o crescimento urbano desordenado da capital maranhense.

Empolgados com o espetáculo, os artistas explicam como é participar da montagem. Gabriel Duarte, ator e bailarino, experiente em danças popular e contemporânea, atuante em grupos folclóricos e academias de dança, acredita que fazer “Bonjour Curumim” é deixar seu corpo falar por meio da arte.

“A peça é uma crítica política e social que conta um pouco da história de São Luís e provoca saudades de um tempo bom que a geração de hoje não teve a oportunidade de viver, pra mim está sendo um momento que vou levar para toda a minha vida profissional, não só pelo espetáculo, mas pela direção, atores e atrizes que também fazem acontecer”, destaca Gabriel Duarte.

A psicóloga e atriz Thaissa Costa, de 25 anos, conta que se interessou pela Companhia Cazumbá por ela trazer o resgate de algumas manifestações culturais, mas mantendo o lado teatral. “Nossa peça representa também a certeza da esperança, não só nossa (elenco), como de toda população, que um dia ela nos trará as alegrias e belezas de outrora”, acredita a atriz.

Além do corpo de bailarinos, o espetáculo conta ainda com uma orquestra composta por instrumentos como teclado, violão, baixo, cavaco, banjo, violino, flauta, sax, trombone, piston e bateria. As atrizes Carla Purcina, como “Velha Senhora” e Neusa de Paula, como “Cidade de São Luís”, farão participação especial. Os cantores serão Tônia Buna, Vânia Coelho, Dom Papaleo e Paulo Viegas.

Serviço

O quê

Espetáculo “Bonjour Curumim”, Companhia Cazumbá de Teatro e Dança

Quando

Amanhã, sábado e domingo, às 20h

Onde

Convento das Mercês (Desterro)

Ingresso

1 Kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.