PH

Eleições quinta-feira na ABL

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Cleones ladeado por Cleide Reis, diretora do ISAN; Mariana Clementino, Diretora de Recursos Humanos do TJ; Flávia Aragão, Chefe da Divisão de Direitos e Deveres-RH; Tarcizio Murta
Cleones ladeado por Cleide Reis, diretora do ISAN; Mariana Clementino, Diretora de Recursos Humanos do TJ; Flávia Aragão, Chefe da Divisão de Direitos e Deveres-RH; Tarcizio Murta (PH01)

A Academia Brasileira de Letras vai eleger, no nesta quinta-feira, sua Diretoria para o ano de 2017, em sessão ordinária, no Petit Trianon. A chapa oficial, encabeçada pelo acadêmico Domício Proença Filho, candidato à reeleição, está assim constituída: presidente: Domício Proença Filho; secretária-geral: Nélida Piñon; primeira-secretária: Ana Maria Machado; segundo-secretário: Merval Pereira; e tesoureiro: Marco Lucchesi. A posse será no dia 15 de dezembro.

Sem palavras
Resta-nos apenas fazer coro com Tulio Milman: “A morte nos iguala e nos reconecta com o essencial. Se existe algum sentido na queda do avião da Chapecoense, foge à nossa capacidade de compreensão”.
Já o poeta Fabrício Carpinejar pergunta: “E quando uma cidade inteira morre? Uma cidade para no ar? Quando uma cidade some e o sangue se transforma em vento?”
Ele mesmo responde:
“Quando os relâmpagos emudecem. Quando as estrelas ficam envergonhadas de brilhar e o sol de aparecer”.
Amargo, ele conclui: “Jamais contaremos os mortos da tragédia. Jamais saberemos ao certo o número de mortos. Somos hoje todos desaparecidos”.

Mérito Legislativo
O poeta maior Ferreira Gullar e o poeta caxiense Jacques Medeiros (ex-Presidente da Academia Caxiense de Letras) recebem hoje, em Brasília, a Medalha Mérito Legislativo 2016. A indicação foi do deputado Waldir Maranhão, Primeiro Vice-Presidente da Casa.
Outras 34 personalidades do país também receberão a Medalha, mas do Maranhão, Gullar e Medeiros são os únicos.
Outro parlamentar do Maranhão a fazer indicação foi o deputado Weverton Rocha, que preferiu escolher Manoel Dias, Secretário-Geral do Partido Democrático Trabalhista-PDT.

Instituto Iluminar
O educador, Master Coach e Master PNL Cidinho Marques, ao lado da esposa Lou, recebe hoje, amigos e clientes, das 16h às 20h, no open house da nova sede do seu Instituto Iluminar, no moderno edifício Lagoa Corporate, na Ponta D´Areia.
O local foi o escolhido para abrigar na torre 2, nono andar, a sede própria daquele que vem a ser o primeiro centro de estudos, cursos e práticas voltados para o equilíbrio mental, espiritual e o desenvolvimento da inteligência emocional; valores esses apontados cada vez mais apontados como vitais
para uma vida feliz.
Além de sediar cursos e trabalhos de grupos de meditação, a nova sede do Instituto Iluminar vai em breve oferecer atendimentos de formação em Coach e PNL, sediar palestras sobre inteligência emocional e temas afins.

Governo de transição
Petistas que defendem o “impeachment” ou a renúncia de Michel Temer não têm compromisso com a democracia e muito menos com o Brasil.
Além de equívoco, é burrice.
O país não pode ficar derrubando presidentes como se tira coco de coqueiro.
O papel de Temer, como bem observou FHC, é fazer a transição até 2018. Bom ou ruim, forte ou fraco, é o que nos resta para cumprir essa missão.

Defensoria e investimentos
Com o funcionamento do Terminal de Acompanhamento do Assistido, os assistidos da Defensoria Pública estadual (DPE/MA) passaram a ter mais eficiência, agilidade, segurança e transparência. O novo sistema virtual de atendimento, que está em período de teste, permite ao cidadão, que procura os serviços na sede da instituição, acompanhar a posição exata na fila de espera.

Cunha e o sol quadrado
A prisão de Eduardo Cunha já dura mais de 40 dias e não há sinais de que possa obter liberdade. Mais um pedido de seus advogados foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça. Clara mensagem aos que previam impunidade ao todo poderoso ex-presidente da Câmara dos Deputados. Terá ainda de explicar muito antes de deixar de ver, todas as manhãs, o sol nascer quadrado.

TRIVIAL VARIADO

O escritor francês Anatole France, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1921, dizia: “O tolo é mais maléfico que o malvado, pois o malvado às vezes descansa, mas o tolo está 24 horas por dia a postos para cometer uma tolice.” A frase se enquadra no cenário da crise política de Brasília.

Os 33 mil motoristas de táxi do Rio de Janeiro festejam a decisão do prefeito Eduardo Paes, que vetou o funcionamento do Uber. Após o recesso, parlamentares pedirão mudanças na lei eleitoral. Começarão pela volta da permissão para distribuir propaganda nos locais de votação. Lembrarão frase de Alceu Amoroso Lima: “Prefiro a poluição da democracia à assepsia da repressão.”

Anistiar o caixa 2, como manobram muitos parlamentares nos bastidores, será um passo decisivo para institucionalizar a corrupção no País. A opinião pública não admitirá que anteponham barreira aos esforços de sanear a vida pública.

Vem aí o documentário I am Bolt (Eu sou Bolt). Dirigido pelos irmãos britânicos Ben e Gabe Turner, o filme conta a história do homem mais rápido do mundo. Tempo de duração: 1h e 43min, bem longe do recorde mundial. Até Neymar faz uma ponta.

DE RELANCE

Dos excessos ninguém fala
Num país em que a impunidade sempre foi a regra, é natural que a sociedade, feliz pelos efeitos da Lava Jato, que mandou para a cadeia empreiteiros, ex-ministros e ex-congressistas, esteja anestesiada por esses resultados e aplaudindo todas as decisões do Ministério Público e do juiz Sérgio Moro, mesmo quando equivocadas. É preciso, todavia, que a consciência crítica da nação também se mobilize para conter os excessos desses agentes, que estão inspirando outros como se isso fosse algo normal.

Dos excessos ninguém fala 2
Querem exemplos? A “Folha de São Paulo” de 27/11 relaciona 10 casos de investigação da Lava Jato que foram arquivados por falta de provas. Mas quem vai reparar o dano causado à imagem dos investigados contra os quais nada se provou, entre eles a ex-governadora Roseana Sarney? Além disso, é normal num estado democrático de direito um ministro gravar uma conversa privada com o presidente da República e ficar tudo por isso mesmo? Acorda, Brasil!

Direitos Humanos
No mês em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 68 anos (10/12), um Termo de Cooperação Técnica entre as principiais instituições que atuam na defesa dos Direitos e Garantias Fundamentais será assinado amanhã, no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Maranhão. Cooperados estarão as Defensorias Públicas do Estado e União e a OAB-MA. Após a assinatura, será aberta oficialmente a exposição fotográfica dos acadêmicos do 4º período de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, intitulada “Estética da fotografia na questão dos Direitos Humanos”.

Mérito Eleitoral
O Conselho Tutelar de Mérito Eleitoral do Maranhão realizou ontem a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” ao Desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, mais o Tenente Coronel Carlos Frederico Azevedo Pires, Coronel José Frederico Gomes Pereira e o Coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, além do Diretor-Geral do TRE-MA, Gilson Rodrigues Borges.

Até depois de morta
Minha saudosa amiga Elke Maravilha brilha até depois de morta. A nova campanha de Natal da Duloren conta com a participação especial da única e incomparável Elke Maravilha. Lançada no final de novembro e criada pela BTG Agência, “Quando soube que vovó Elke era minha amiga secreta, vibrei” é última campanha da estrela antes de seu falecimento em agosto deste ano.

Crônicas da resistência
Para muitos, a queda de Dilma Rousseff da presidência é página virada na cena política do país, mas, para outros, pelo contrário, ainda há, literalmente, muitas páginas sendo escritas. É para questionar e se posicionar criticamente contra a saída da petista que um grupo de 88 autores reuniu 93 textos no livro A Luta Continua – Crônicas da Resistência 2016, lançado pelo grupo Tortura Nunca Mais, na Bahia. O livro tem prefácios de Lúcia Topolansky (mulher do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica) e da cantora da banda Patu Fu, Fernanda Takai (em forma de poema), além de também trazer, na íntegra, o discurso de defesa de Dilma no Senado. Haja resistência! ...

Vale refletir com LF Veríssimo:
“Existem muitas coisas chatas na vida e a única delas, inadiável, é a chegada da velhice.
Detesto que me imponham coisas e a velhice nada mais é do que uma prepotente imposição do tempo. Sou contra”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.