Aprendizado

Projeto propõe transformação em escolas públicas

Para compartilhar os resultados das ações, hoje haverá um evento de celebração aberto ao público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Estudantes da Escola Evandro Bessa discorreram sobre lendas e cantigas de roda, entre outros
Estudantes da Escola Evandro Bessa discorreram sobre lendas e cantigas de roda, entre outros (Bessa)

Cinco escolas públicas participam do Programa ECOA, do Instituto Alcoa, em parceria com a Evoluir – empresa que trabalha com educação transformadora. A iniciativa tem como objetivo realizar transformações positivas nos estudantes, educadores e comunidade, incentivando o desenvolvimento de suas competências socioemocionais e o protagonismo cidadão.

O programa consiste no desenvolvimento e na formação continuada em educação socioambiental dos educadores para que trabalhem com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos em sala de aula ao longo ano e ensinem os conceitos aprendidos nas formações para os alunos, através de atividades interdisciplinares como as Missões ECOA, realizadas no contraturno escolar, e o Acompanhamento Pedagógico. Ambos os processos socioeducativos dão autonomia aos estudantes para que proponham soluções criativas aos problemas existentes na escola e em seu entorno.

Como funciona a metodologia na prática?
Os estudantes têm que superar os desafios das missões para avançar nas fases. São elas: Montando o time, etapa onde os alunos criam o símbolo, bandeira e grito de guerra dos grupos e definem as responsabilidades do trabalho e os acordos de convivência. Conhecendo nosso pedaço, nessa fase é hora de prestar atenção nos arredores da escola para reconhecer os potenciais e belezas locais para entender o que precisa ser transformado. O Sonho, momento em que os estudantes pensam, planejam e passam para o papel o sonho coletivo que desejam realizar. Mão na massa, fase de conseguir parceiros dentro e fora das escolas para unir forças e realizar o projeto de intervenção na prática. Celebração, etapa onde os alunos mostrarão aos apoiadores e demais estudantes da escola todos os projetos, do início até o resultado final – desafios, avanços e aprendizados. Logo após as apresentações, os alunos comemoram as mudanças elaboradas e construídas coletivamente.

O Programa ECOA já beneficiou mais de 20 mil estudantes, que criaram e colocaram em prática centenas de projetos sustentáveis em suas escolas municipais e comunidades. E é com muita alegria que os alunos das cinco escolas participantes do programa irão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo deste ano em um evento de celebração aberto ao público, hoje, das 13h às 17h, no Ginásio Parque do Bom Menino, em São Luís.

Na Escola Arthur Azevedo, localizada no bairro Parque Pindorama, as crianças elaboraram o projeto “Divertir a mente em um recreio trilegal”, que propõe revitalizar a área externa da escola para tornar o ambiente mais colorido, divertido e sustentável e para incentivar a comunidade a usar a biblioteca. Para tanto, os alunos e a gestão escolar estão promovendo espaços de diálogos sobre os temas propostos.

Na Escola Hortência Pinho, localizada no bairro do coqueiro, os estudantes criaram o projeto “O ECOA na valorização ambiental e cultural da comunidade do Coqueiro”, que promove ações relacionadas a temas como saneamento básico na comunidade, violência escolar, conservação ambiental e alimentação saudável. Para isso, alunos e gestão escolar tem exibido filmes, realizado palestras sobre prevenção aos diversos tipos de violência, e reutilizado objetos que seriam descartados em casa nas atividades de reciclagem.

Na Escola Zebina Eugênia, localizada no bairro Tibiri, os alunos escolheram o projeto “Literatura: Uma ponte para ler, viver e aprender!”, que potencializa o hábito da leitura na escola de forma lúdica e transdisciplinar. Entre as principais ações desenvolvidas, estão: leituras de cordel, pesquisas com as famílias sobre lendas conhecidas, escrita, interpretação e produção textual, além de jogos entre as turmas.

Na Escola Gomes de Souza, localizada no bairro Vila Maranhão, os alunos criaram o projeto “Um mundo saudável: nossa responsabilidade”, com o objetivo de promover saúde, higiene e qualidade de vida entre comunidade escolar. Para isso, fizeram produção coletiva de salada de frutas, trabalharam a pirâmide alimentar e realizaram a semana do trânsito na escola, promovendo a leitura e a escrita sobre esse tema.

Na Escola Evandro Bessa, localizada no bairro Santa Bárbara, os alunos criaram o projeto “Leitura Além da Imaginação”, que busca contribuir para o processo dos alunos que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita. Entre as atividades que realizaram, estão: promoção do conhecimento sobre lendas e cantigas de roda, incentivo à leitura e interpretação textual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.