Operação

Aeroporto de São Luís opera com nova área de desembarque

As obras de ampliação do terminal aeroportuário da capital ocorrem cinco meses após um curto-circuito e um princípio de incêndio que prejudicaram pousos e decolagens durante três dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
A nova área de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na cidade de São Luís
A nova área de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na cidade de São Luís (A nova área de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na cidade de São Luís)

Após ampliação, Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, opera com nova área de desembarque. E já em dezembro, a nova área de embarque também começa a operar. As obras de ampliação do terminal aeroportuário da capital ocorrem cinco meses após um curto-circuito e um princípio de incêndio que prejudicaram pousos e decolagens durante três dias no Aeroporto de São Luís.

A reforma do Aeroporto de São Luís foi iniciada ainda em agosto de 2015. Em junho de 2016, um princípio de incêndio e um curto-circuito interromperam as operações por três dias. Investigações comprovaram que o aeroporto vinha operando com as certificações de segurança emitidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) vencidas desde 2011 e que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não havia enviado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MA) documentos que comprovassem a regularidade da infraestrutura do aeroporto.

Por causa disto, a Infraero foi notificada três vezes e a Justiça Federal determinou que as obras fossem entregues em até 120 dias. À época, representantes da direção nacional da Infraero visitaram o Aeroporto de São Luís e informaram que o novo terminal estaria disponível até setembro deste ano, fato este que não ocorreu.

Embarque

O novo terminal de desembarque foi entregue em novembro deste ano, estando em operação desde o dia 8 deste mês. Agora, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado se prepara para colocar em operação o novo setor de embarquem, o que deve ocorrer ainda em dezembro. Além destes dois setores, estão em fase de finalização das obras os módulos de check in e check out, que devem começar a operar no início de 2017, dependendo apenas dos ajustes que precisam ser feitos junto às empresas aéreas que operam na capital.

Entre as melhorias das novas estruturas, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados, ampliando a capacidade de passageiros de 4,4 milhões de embarques e desembarques/ano para 5,9 milhões/ano.

Atualmente, o Aeroporto de São Luís opera cerca de 20 pousos e decolagens, mas esse número deve aumentar até o ano que vem, pois além da ampliação do terminal de passageiros duas companhias aéreas já confirmaram à Infraero que irão operar novos voos na capital.

Números

- R$ 16,2 milhões foi o valor investido na ampliação do terminal de passageiros da capital

- 15.548 pousos e decolagens foram registrados em 2016 no Aeroporto de São Luís

Mais

O movimento de voos no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, caiu 19,2%. O levantamento feito por O Estado e com base em dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) utilizou como referência os pousos e as decolagens nacionais e internacionais até outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.