Melhora

Produção industrial do Maranhão apresenta leve aumento em outubro

Crescimento no volume de produção, no entanto, não foi suficiente para reverter a situação de ociosidade, que continua alta no parque industrial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Trabalhador na linha de produção; informação sobre produção é da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Fiema no período de 1º a 11 de novembro
Trabalhador na linha de produção; informação sobre produção é da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Fiema no período de 1º a 11 de novembro (operário)

A produção industrial do Maranhão apresentou leve recuperação no mês de outubro, em comparação à queda do mês passado. É o que revela a Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O aumento no volume de produção não foi suficiente para reverter a situação de ociosidade, que continua alta no parque industrial. O índice de produção aumentou 1,0 ponto e marcou 39,4 pontos, permanecendo abaixo do esperado (50 pontos). Em contrapartida, o indicador de número de empregados apresenta queda, variando de 44,1 pontos para 41 pontos.

No Brasil, o índice de volume de produção continua estável, permanecendo em 45,8 pontos, enquanto o número de empregados apresenta queda e registra 45,8 pontos.

Segundo a pesquisa, a alta na ociosidade é representada pela queda de 11 pontos percentuais na utilização da capacidade instalada (UCI), que chega a marcar 59%. O índice de UCI efetiva-usual caiu e variou de 39,9 pontos para 37 pontos, encontrando-se muito abaixo da linha divisória de 50 pontos.

As expectativas dos empresários para os próximos meses, também reveladas no estudo da FIEMA, são otimistas quanto à demanda por seus produtos. O índice ultrapassa a marca de 50 pontos e registra 50,4 pontos. Já as expectativas quanto ao número de empregados, à compra de matéria-prima e à exportação caíram na passagem de setembro a outubro, o que indica pessimismo das expectativas do empresário maranhense para os próximos seis meses.

Participaram da sondagem de outubro de 2016, indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos. Os questionários foram aplicados no período de 1º a 11 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.