Mudanças no trânsito

Litorânea e Holandeses serão avenidas de mão única em SL

Alteração faz parte de uma série de medidas a serem executadas pelo Governo do Estado, para requalificação dos trechos; população entende que ações deveriam ter sido divulgadas previamente e discutidas com quem as utiliza

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

[e-s001]As avenidas dos Holandeses e Litorânea passarão a ser de sentido único para fluxo de veículos. A alteração fará parte de uma série de ações que serão executadas, nos próximos meses, pelo Governo do Estado. As medidas não serão executadas imediatamente, de acordo com informações da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), as obras deverão começar até o fim do primeiro trimestre de 2017. Mas motoristas ouvidos por O Estado entendem que as alterações deveriam ser discutidas previamente com a população e não impostas, como dá a entender que acontecerá.

Segundo a MOB, o edital de licitação para os serviços deverá ser divulgado até o fim da semana. No total, de acordo com dados do Governo – por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) - o objetivo é melhorar o fluxo de veículos, em especial, no trecho de 10 quilômetros entre o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da praia do Araçagi. Além da abertura de maior número de faixas, as obras também incluem a implantação de um sistema de transporte do tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), além de ciclovias, calçadas, pontos de ônibus planejados e estacionamentos. Até o fechamento desta página, o
Governo ainda não havia informado sobre prazos. O investimento total é de R$ 59 milhões, sendo a contrapartida do Governo do Estado de R$ 4 milhões.

Para a execução de todo o projeto, ainda segundo a Sinfra, será necessária a finalização da obra de extensão da Avenida Litorânea (entregue em 2012 pela gestão anterior da Prefeitura de São Luís) e a modernização de um dos trechos da Avenida Colares Moreira, que é interligada por ruas adjacentes à Avenida dos Holandeses.

A execução das obras terá a aplicação de recursos do Governo do Estado e oriundos do contrato de financiamento entre o poder público estadual e a Caixa Econômica Federal. O vínculo entre as partes foi firmado de forma oficial em ato realizado no início da tarde de ontem, no Palácio dos Leões.

[e-s001]Sentidos
Ainda de acordo com dados obtidos por O Estado, a Avenida dos Holandeses fluirá - a partir do comando da PM, no sentido Calhau/Araçagi. Já a Avenida Litorânea terá circulação de veículos no sentido oposto, ou seja – com base em informações da Sinfra – Olho d’Água/São Francisco.

A proposta para a mudança no sentido dessas avenidas dos Holandeses e Litorânea foi feita em abril do ano passado. Na ocasião, as discussões se limitaram ao plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL).

Uma das prováveis consequências, caso o projeto de mudança no fluxo das vias seja executado, ocorrerá no comércio da região. No entorno das duas avenidas, existem vários estabelecimentos que poderão ser prejudicados com a ausência de clientes, já que o acesso a esses locais também se alterará.

Opiniões
A maioria dos motoristas ouvidos na tarde de ontem por O Estado não tinham, até então, conhecimento do projeto de mudança de sentido das vias. Após terem ciência do fato, boa parte dos entrevistados demonstrou ser contra a alteração. “Pelo contrário, eu creio que vai engarrafar mais ainda”, disse Ciriaco Serra Gomes, maquinista.

Já a estudante Mariana Fernandes disse que a mudança poderá ser positiva para o trânsito. “Eu acho que sim, já que a gente vai ter mais pistas para andar”, disse. O corretor Artur Sipaúba foi sincero e disse que não tinha condições de opinar. “Preciso conhecer o projeto antes”, disse.

Fala povo!

Você aprova a mudança na trafegabilidade das avenidas dos Holandeses e Litorânea, que passarão a ter mão única?

Mariana Fernandes, estudante
“Eu acho que sim, já que a gente vai ter mais pistas para andar”

Ciriaco Serra Gomes, maquinista
“Pelo contrário, eu creio que vai engarrafar mais ainda”

Débora Lemos, estudante
“Sou contra a mudança, creio que não trará melhoria”

Mauro Alexandre, empresário
“Antes, o poder público tinha que divulgar melhor este projeto. Não há como dizer se sou a favor ou contra neste momento”

Célia Barros, empresária
“Eu não concordo com a mudança”

Artur Sipaúba, corretor de imóveis
“Preciso conhecer o projeto antes”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.