Na Justiça

Justiça proíbe Banco do Brasil de fechar agências no Maranhão

Juiz Douglas Melo Martins deferiu pedido do Procon, que pretende evitar fechamento de 13 agências no estado

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Banco do Brasil pretende fechar 402 agências em todo o país
Banco do Brasil pretende fechar 402 agências em todo o país (Banco do Brasil )

SÃO LUÍS – Titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, o juiz Douglas Melo Martins, deferiu pedido do Procon do Maranhão e proibiu o Banco do Brasil de fechar agências no Maranhão. A empresa estatal informou, na semana passada, que pretende fechar 13 agências no estado.

O juiz informou sua decisão em uma rede social. “A decisão que prolatei hoje tem o objetivo de resguardar direitos dos consumidores e o patrimônio do próprio”.

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) emitiu, na semana passada, uma nota de repúdio contra ação do Branco do Brasil que visa o fechamento de 402 agências em todo o país, sendo 13 no Maranhão, além de 31 superintendências regionais e transformação de 379 agências em postos de atendimento. Para tentar coibir essa prática, o órgão ingressou com uma Ação Civil Pública.

Segundo o presidente do Procon/MA e diretor dos Procons Nordeste, Duarte Júnior, o serviço bancário é essencial aos consumidores e deve ser garantido em qualquer circunstância. “O Procon/MA se posiciona contra essa ação do Banco do Brasil, uma das instituições financeiras mais importantes do país, tendo em vista que esta prática fere o direito do consumidor e prejudica a economia do estado. Através da Ação Civil Pública buscamos, mais uma vez, combater a precariedade do serviço bancário impedido o fechamento das agências”, disse ele ao se pronunciar à época sobre a decisão do BB.

Duarte Júnior destacou, também, que a atitude do Banco do Brasil prejudica diretamente a economia do Maranhão, principalmente nos municípios do interior onde existem poucas agências bancárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.