Iniciativa

Hospital Universitário da UFMA receberá mutirão para cirurgias gerais, de urologia e oftalmologia

Ação tem como objetivo reduzir a fila de espera para algumas especialidades.

O Estado Online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.
No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país. (Cirurgia)

BRASIL - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará o I Mutirão Nacional da Rede Ebserh para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas, nesta quarta-feira, 30 de novembro. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região.

Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Entre eles, está o Hospital Universitário da UFMA, que com o objetivo de reduzir a fila de espera para algumas especialidades realizará 30 cirurgias de facoemulsificação (catarata), 20 cirurgias de colecistectomia (vesícula) e 10 de cirurgias de prostatectomia (próstata). Esta última será feita por meio da técnica a laser (fotovaporização seletiva da próstata a laser) e o HU-UFMA é o único hospital público do Maranhão a realizar este tipo de procedimento.

Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas.

Abrangência

Atualmente, a rede Ebserh conta com unidades filiadas em todos o país sendo quatro na região Norte, 17 na região Nordeste, cinco na região Centro-Oeste, sete na Sudeste e seis na Sul.

Já são mais de 20 mil empregados contratados pela estatal via concurso público federal. O número ainda pode aumentar com as convocações feitas esta semana, que totalizaram mais de 2.600 pessoas. Os profissionais ajudam a melhorar a assistência à população, o ensino e a pesquisa nas unidades hospitalares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.