Illumination,

Criatividade eletrônica

Festival Illumination, que vai reunir destacados VJs locais e de outros estados, será aberto amanhã, às 9h, com um workshop, e prosseguirá até sexta-feira; entre os participantes, estará Spetto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
O VJ Spetto estará entre os convidados
O VJ Spetto estará entre os convidados (Spetto)

Destacados artistas locais e nacionais participam, a partir de amanhã, na Praça Dom Pedro II, do “Festival Illumination”, com enfoque na arte eletrônica com videomapping e projeção 360º. As projeções acontecerão na fachada do Palácio dos Leões, monumento sede do poder executivo estadual e um dos cartões-postais de São Luís, Igreja da Sé, Praça Nauro Machado e Retorno do Calhau. Entre os participantes, estará Ricardo Lara, o VJ Spetto, responsável pelo conteúdo e coordenação técnica do videomapping das Olimpíadas Rio 2016.

O evento terá início com um workshop, amanhã, das 9h às 21h, na Acústica Intervenções Criativas (Cohab), comandada pelos VJs Spetto (SP), Pedro Zaz (Port), Erms (BSB) e Leandro Nova. Na quinta-feira, será a vez da Mostra de Arte Eletrônica em Mapping, em frente ao Palácio dos Leões, com a presença dos VJs Spetto (SP), Pedro Zaz (Portugal), Erms (BSB), Robson Victor (SP), Vigas (SC), Kauê Lima (PA), Leo Oliveira (RJ), JR Muniz (MA), Egger Maciel (MA), Pedro Lobo (MA), Miguel San Martin (SP), Diones Caldas (MA) e Gil Leros (MA).

Na sexta-feira, o evento ficará voltado para a decoração natalina e será realizado no Palácio dos Leões, Igreja da Sé, Praça Nauro Machado e Retorno do Calhau. Para o ilustrador e performer Diones Caldas, participar de um festival como esse é muito importante para os artistas dessa área no Maranhão. “Esta é uma linguagem nova e agora que está amadurecendo no Maranhão. Já houve algumas iniciativas aqui, mas nada dessa magnitude. A gente sabe que essa arte está se expandindo bastante em todo o mundo, inclusive no cenário da música pop”, disse Diones Caldas.

Gil Leros, que é artista visual, é outro que participará, tendo seu material projetado durante o festival. “Desenvolvo esse trabalho de grafite há 20 anos, pois comecei bastante cedo”, revelou. O VJ Egger Maciel, representando a equipe EM Produções, também participará. Ele e outros amigos de profissão são pioneiros nas mais recentes tecnologias dessa área no estado.

“No Maranhão, atualmente, poucos trabalham nesse mercado, que agora que está explodindo por aqui e esse festival vai mostrar um pouco isso, com as mais recentes novidades”, disse.

O DJ Spetto é o fundador da United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Lisboa e que conta com integrantes de diversos países. Criou a plataforma VJ University, voltada ao ensino e treinamento de técnicas artísticas. Premiado na Alemanha e na Áustria com o filme Hysteria, para Fulldomes. Especialista em Large Scale Projections, seus vídeo mappings conquistaram edifícios de mais de uma dezena de países em diversos continentes. Em 2010, ele trouxe o VJ Torna ao Brasil, para um campeonato mundial de VJs.

Em 2011, Spetto projetou na estação de trens Nyugati, em Budapest, projeto arquitetônico de Gustave Eiffel. Em 2012, esteve à frente do videocenário do programa Fátima Bernardes e no ano seguinte, projetou no prédio da CIA, em Washington. Em 2014, foi a vez do antigo prédio do Mappin, em São Paulo. Spetto trabalhou com óperas e peças clássicas realizando visuais para ambos tipos de arte erudita e na Olimpíada do Rio comandou a equipe encarregada das projeções.

Serviço

O que

Illumination Festival

Quando

De amanhã até sexta-feira

Onde

Acústica Intervenções Criativas (Rua 39, Palácio dos Leões (Centro),

Workshop: R$ 200,00; Mostra Artística será gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.