Campanha

Sociedade alertada sobre câncer de pele

Atendimento foi realizado sábado no Hospital Universitário, em São Luís, como parte de campanha que acontece em todo o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Francimar dos Santos é examinado por dermatologista no Hospital Universitário
Francimar dos Santos é examinado por dermatologista no Hospital Universitário (Francimar dos Santos)

O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. Ontem, Francimar dos Santos, de 59 anos, foi encaminhado para tratamento no Hospital Geral, depois de ter sido avaliado em ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no Maranhão, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, que ofereceu exame preventivo e gratuito o dia inteiro.

“Eu já havia sido encaminhado uma vez e agora irei retornar, conforme eles me encaminharam”, relatou o paciente, diagnosticado com uma lesão maligna na região do rosto. A ação contou com a participação de 15 médicos e foram atendidas cerca de 700 pessoas.

De acordo com Ana Paula Vieira, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Maranhão, o câncer de pele pode se manifestar decorrente de muita exposição ao sol ao longo da vida. “Muitas das vezes, as lesões surgem alguns anos depois e as pessoas nem se dão conta. Hoje, nesta ação, estamos avaliando caso por caso, e fazendo os devidos encaminhamentos quando necessário para as unidades de saúde”, disse.

A campanha acontece em todo o Brasil. Em São Luís, a probabilidade de aparecerem casos de câncer natureza é alta devido à localização geográfica da ilha e pelo fato de muitas pessoas não usarem protetor solar. O melhor a fazer é consultar um dermatologista periodicamente. O protetor solar é importante mesmo em dias nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

Mais

O Dia C é um dia de voluntariado que objetiva a identificação precoce do câncer na pele, evitando danos ou mutilações mais profundas. E reforça a importância do uso do protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.