Ineficiência

Ponta d’Areia não tem placas de aviso de trecho impróprio

O Estado esteve no fim de semana e constatou que somente as placas que indicam trecho próprios não são suficientes para orientar os banhistas

Thiago Bastos / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Placa indica trecho próprio para banho na praia da Ponta d’Areia
Placa indica trecho próprio para banho na praia da Ponta d’Areia (Ponta d'Areia)

Mesmo apontado como impróprio para banho no laudo mais recente, divulgado pelo Governo do Estado, o trecho da praia da Ponta d´Areia não continha até ontem placa informando sobre a poluição no trecho. O Estado esteve no local e constatou que, por causa da falta de aviso, pessoas banhavam normalmente no trecho.

Segundo os frequentadores, não havia como saber sobre a situação imprópria de balneabilidade, por causa da falta de informação por parte do poder público. “Eu não sabia que este trecho era sujo”, disse o vendedor ambulante Onaci Barros.

A dona de casa Solange de Jesus Lopes estava com os filhos na praia da Ponta d´Areia. Ela também não visualizou qualquer aviso informando sobre a impureza no trecho. “Normalmente, nos fins de semana e quando posso, venho aqui e agora acho que vou começar a pensar melhor e não vir mais”, afirmou.

Próprios

De acordo com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), dos 21 trechos analisados pela pasta, 20 estão próprios. Se o único trecho impróprio não possui qualquer aviso sobre o fato, nos pontos liberados, a Sema fixou placas divulgando as condições favoráveis de balneabilidade. “Acho que é fundamental saber qual trecho está liberado, mas era bom saber também onde está sujo”, disse a dona de casa Solange Lopes.

Mais

Durante todo o fim de semana, as informações sobre os laudos de balneabilidade das praias permaneceram inacessíveis. O endereço eletrônico www.ma.gov.br/tag/sema esteve fora do ar, até o fechamento desta edição. Em nota, o Governo do Maranhão informou que o site “encontra-se em manutenção para que sejam realizadas atualizações”. Ainda de acordo com o Governo, a previsão é de que o sistema esteja normalizado hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.