Inclusão Social

Projeto de quadrilha junina pretende mudar a realidade da zona rural de São Luís

Por meio da quadrilha Império Nordestino, brincadeira essa surgida no bairro do Inhaúma, jovens e adultos da região estão tendo uma oportunidade de inclusão social e participar de uma série de atividades

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Membros da quadrilha junina Império Nordestino, da comunidade do Inhaúma
Membros da quadrilha junina Império Nordestino, da comunidade do Inhaúma (quadrilha)

A zona rural de São Luís é conhecida por abrigar comunidades carentes de serviços. Mas essa realidade está mudando graças a iniciativa de um projeto que começou tímido durante as festividades juninas deste ano e agora está ganhando proporções que nem mesmo os organizadores pensavam que alcançariam, contribuindo diretamente para a inclusão social de jovens e adultos da comunidade, levando ainda para eles parcelas de educação, cultura, bem estar e protagonismo social.

Trata-se do projeto da quadrilha junina Império Nordestino, da comunidade do Inhaúma, que se apresentou pela primeira vez este ano no arraial local. Por meio dessa brincadeira junina foi possível conseguir a mobilização de jovens da comunidade e, a partir de então, o projeto foi crescendo.

Início
De acordo com Pedro Felipe Alves, de 22 anos, organizador do projeto, a quadrilha junina surgiu este ano com o intuito de levar as festividades do São João para a comunidade, pois muitas vezes os moradores se deslocam para outros locais para prestigiar as tradições típicas desse período.

A ideia de organizar uma quadrilha veio para valorizar as tradições nordestinas. Ele é do Rio Grande do Norte, mas os seus país são de Pernambuco, estado esse em que as tradições de quadrilhas e outras brincadeiras típicas dos período junino são bem mais fortes, servindo até como atração nacional.

“Como é uma quadrilha com uma forma mais estilizada, há uma coreografia bem mais elaborada e exige um esforço maior dos participantes”, disse Pedro Alves. Com recursos próprios e com o auxílio do vereador Chico Carvalho (PSL), os integrantes da quadrilha confeccionaram e fizeram as artes das roupas e se apresentaram no recém inaugurado arraial da comunidade.

O que era para ser uma apresentação de apenas dois dias, se transformou em algo muito maior. A forma diferenciada e elegante como os integrantes se apresentavam fizeram com que eles dançassem a quadrilha em outras comunidades da própria zona rural e também em arraiais de outros bairros da cidade, como Forquilha, Anil, Cohab, Vila Embratel e outros. “Fomos muito bem recebidos por tudo os públicos. Ninguém esperava um crescimento como esse”, disse o organizador da Império Nordestino.

Desenvolvimento
Ainda segundo Pedro Felipe, o projeto foi uma forma de dar uma nova vida para a comunidade, que é carente de uma série de serviços. “O projeto se transformou em uma forma de inclusão de crianças e adolescentes”, destacou.

Foi por meio desse projeto que foi possível levar alguns benefícios para os jovens da comunidade como cursos de teatro, zumba, capoeira, entre outros. Uma das atividades de maior destaque é o Cine império, que é uma espécie de cinema comunitário desenvolvido dentro da associação dos moradores do bairro, onde o participante paga uma taxa simbólica de R$ 2,00 e tem direito a assistir um filme e ganhar uma saco de pipoca.

“A ideia era fazer parta cerca de 30 pessoas e conseguimos cerca de 105. É um projeto muito bonito que vem crescendo”, afirmou Pedro Alves. Para o próximo ano, o grupo pretende buscar patrocínios e apoios para que possam ser desenvolvidos novos projetos dentro da comunidade.

E ainda para o próximo ano, os preparativos para o São João já começaram. O grupo pretende levar para os arrais da cidade em 2015 um tributo à Monteiro Lobato e uma das suas principais obras que é o Sítio do Pica pau Amarelo. Outra intenção dos participantes é participar do festival de quadrilhas que acontece anualmente na cidade de Imperatriz. Todas as ações essas que serão convertidas em mais benefícios para a Zona Rural da cidade. “Os planos são muitos”, frisou o idealizador do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.