Saúde

Dia de Combate ao Câncer alerta para importância do diagnóstico precoce

Data é lembrada hoje; no Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das enfermidades do aparelho circulatório, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Mulheres devem realizar exames regulares de mama a partir dos 40 anos de idade
Mulheres devem realizar exames regulares de mama a partir dos 40 anos de idade (mamografia)

São Paulo - Passado o outubro rosa, dedicado ao câncer de mama, e nas últimas semanas do novembro azul, que enfoca o câncer de próstata, neste domingo, 27, as entidades médicas do país estarão voltadas ao Dia Nacional do Combate ao Câncer. O alarde para doença deve-se ao fato de o câncer ser de uma das principais epidemias mundiais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no ano 2030, haverá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer no mundo.

Enquanto no Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). "O brasileiro precisa saber a importância do diagnóstico precoce, que hoje é cada vez mais fácil pelos atuais métodos de exames na área de saúde. Devemos desmistificar o tratamento que, atualmente, é menos tóxico e mais tolerável, aumentando assim a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes", explica o oncologista Márcio Almeida, da Aliança - Instituto de Oncologia.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, instituído pelo Ministério da Saúde em 1988, visa informar a população sobre o a doença e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce neste quadro. Segundo estimativa do Inca, cerca de 596.070 novos casos serão registrados em 2016 no Brasil. Entre os homens são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870.

O oncologista explica que visitas periódicas ao médico podem facilitar o diagnóstico precoce, e assim aumentar as chances de melhores resultados no tratamento. "A periodicidade deve ser adequada ao histórico de cada paciente. Mas a partir dos 50 anos de idade os homens devem fazer visitas ao urologista, para avaliação da próstata. Mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, não devem deixar de ir ao ginecologista e realizar exames de mamografia", ressalta Márcio Almeida.

O câncer pode ser prevenido por meio de hábitos como atividade física e dieta balanceada, que evitam a obesidade, um dos principais fatores de risco. O alcoolismo, tabagismo e a ausência de cuidado com as relações sexuais também aumentam a probabilidade de ocorrência da doença.

Novembro azul

Considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo, o câncer de próstata acomete anualmente no Brasil mais de 61 mil pacientes. Para ressaltar a importância do cuidado com a saúde masculina, durante este mês acontece em todo mundo o Novembro Azul. “A campanha tem o papel crucial de informar a população sobre o que é o câncer de próstata e incentivar os homens a irem ao urologista para prevenir esta doença”, enfatiza o urologista Rafael Buta, da Aliança - Instituto de Oncologia.

A principal forma de prevenção é a detecção precoce da doença. “Infelizmente, hoje em dia dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, em que as chances de tratamento curativo são menores”, ressalta Rafael.

Os maiores fatores de risco identificados para o câncer de próstata são: idade, história familiar de câncer e etnia/cor da pele. Entretanto, a idade é o único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata. A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada em homens acima dos 65 anos, sendo que somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.