workshop

Segunda etapa da Oficina de Azulejos na Galeria Trapiche

Galeria Trapiche promove de 28 de novembro a 2 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão a segunda etapa da Oficina de Azulejos

Agência de notícias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(AZULEJO )

Dentre os muitos adjetivos atribuídos à São Luís, a capital maranhense é conhecida também como a Cidade dos Azulejos por conta da azulejaria que reveste os casarões históricos, uma característica peculiar da cidade. Como forma de preservar esta riqueza, a Galeria Trapiche promove de 28 de novembro a 2 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a segunda etapa da Oficina de Azulejos.

A primeira etapa da oficina aconteceu em outubro na sede da Galeria Trapiche e abordou desde o feitio do molde em gesso, com uma matriz de argila, EVA ou isopor, até a impressão de azulejos em relevo com argila fresca. "A oficina tem uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão e nesta etapa será feita a queima das peças no forno, por isso será realizada na UFMA. O foco da produção são os azulejos em relevo. O processo será finalizado com a cozedura do biscoito cerâmico e, consequentemente, com uma segunda cozedura para o esmalte vítreo", explicou a diretora da Galeria, Camila Grimaldi.

A oficina é ministrada por Paulo Cesar Alves de Carvalho e Romana Maria. Após o término do workshop, os exemplares de azulejos produzidos formarão um mural na parte externa da Galeria que ficará em exposição permanente a artistas e visitantes. Na primeira etapa 15 pessoas participaram, entre eles o arte-educador Valmir Cruz. "Foi uma forma que encontrei de me aperfeiçoar na área e penso em seguir o campo de formação nisto".

A capital maranhense é uma das cidades brasileiras com maior predominância desses exemplares do período colonial e imperial. Cerca de 423 imóveis possuem azulejos históricos – espalhados por 220 hectares do Centro Histórico de São Luís –, importados de cidades como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Holanda e Portugal, sendo a maioria de procedência portuguesa e de padrão estampilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.