Mais de 40ºC

MA registrou neste fim de semana a maior temperatura do país

Os termômetros registraram a máxima de 42°C e a mínima de 23°C com umidade máxima de 85%; Caxias foi a cidade mais quente, com 40ºC

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Sol calor)

Os maranhenses devem redobrar os cuidados com o uso de protetor solar e a ingestão de líquidos, o fim de semana vai permanecer com altas temperaturas no estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Maranhão registrou neste sábado a máxima de 42°C e a mínima de 23°C com umidade máxima de 85%. Em São Luís a variação ficou entre 32°C e 23°C graus. Caxias foi o município em que o termômetro alcançou os 40°c. No domingo a temperatura continuou elevada e nas casa dos 40 graus.

No dia 08 de novembro, a Fiocruz apresentou um estudo que destaca que a temperatura do Maranhão poderão ficar, progressivamente, mais quentes e mais secos até 2070. A Região Oeste do estado, por exemplo, poderá ter um aumento de mais de 5°C e uma diminuição de até 32% no volume de chuvas no período indicado.

Por causa das altas temperaturas registradas, a população deve ficar atenta e tomar cuidados para evitar que o calor cause problemas à saúde. Além das sombrinhas, bonés, chapéus e bandanas também são boas opções para amenizar o calor. Usar roupas de tecidos de algodão e malha - que absorvem o suor - e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração, são outra ajuda. Também é importante evitar roupas de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar.

As altas temperaturas também contribuem para a ocorrência de queimadas. O Maranhão ocupa o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros com maior número de queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só este ano, já foram registradas 6.508 casos de incêndios florestais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.