Coordenadores

Detran faz Encontro de Educação para o trânsito

Com o tema “Educar para salvar vidas” o encontro pretende abrir discussões sobre a implantação de ações preventivas para a redução dos números de acidentes de trânsito em todo o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realiza de 28 a 30 deste mês, o II Encontro de Coordenadores de Educação para o Trânsito, no auditório Odylo Costa Filho, em São Luís. O evento vai reunir membros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), coordenadores das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), policiais militares rodoviários e demais representantes de entidades ligadas ao trânsito.

Com o tema “Educar para salvar vidas” o encontro pretende abrir discussões sobre a implantação de ações preventivas para a redução dos números de acidentes de trânsito em todo o estado, além de proporcionar a troca de experiência e a padronização de procedimentos voltados à mudança de comportamento no trânsito.

Na abertura do evento, na segunda-feira, 28, às 8h30, haverá a palestra sobre a “Segurança e Trânsito no Estado”, ministrada pelo Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela. Em seguida, haverá um relato de experiência sobre Gestão compartilhada de educação para o trânsito no estado do Maranhão, com Luís Pedrosa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segunda a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, o encontro entre os órgãos de trânsito é importante no sentido de nivelar informações.

“Pensamos nesse evento como forma de padronizar os procedimentos utilizados pelo sistema estadual. O procedimento será o mesmo desde a fiscalização até o órgão máximo de trânsito. Dessa forma, as ações realizadas por cada setor, terão mais eficiência, resultando em mais segurança viária aos municípios maranhenses”, destacou a diretora.

A programação prevê debates, mesa-redonda, apresentação e exposição de trabalhos. De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, o evento vai fortalecer o nosso trabalho de educação e prevenção.

“Os acidentes de trânsito respondem hoje pela grande maioria das mortes que ocorrem no Estado, resultado da imprudência e da falta de consciência de condutores e pedestres. A educação é a melhor saída na reversão destes índices”, afirma a coordenadora.

Programação:

Dia 28

7h30 - Credenciamento
8h30 – Acolhida
8h50 - Abertura do Encontro com Composição da Mesa
9h20 - Palestra: “Educação e Segurança no trânsito.”
10h20 – Palestra: “Gestão compartilhada de Educação para o Trânsito no estado do Maranhão”
10h35 - Painel: Ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito- DETRAN/MA
11h15 – Palestra: Processo de Comunicação Interno
13h 40 - Apresentação das Ações Educativas desenvolvidas nas CIRETRANS em 2016

Dia 29

8h - Abertura
8h15 – Palestra: “Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas aplicações”
9h15 – Palestra: “Operação Lei Seca”
10h15 – Palestra: “A importância do educador para o trânsito”
11h15 – Painel: “Relatos de experiências bem sucedidas na Educação para o trânsito”
13h55 – Palestra: “Programa CNH Jovem e CNH Rural”
14h15 – Palestra: “Atribuições da CET e Orientações para a elaboração do Plano de Ação de Educação para o Trânsito”
14h35 - Oficina de Planejamento das AÇÕES EDUCATIVAS em 2017
15h55 – Apresentação dos Planos de Ação - CIRETRANS
16h45 – Encerramento com Avaliação do Evento
17h – Coffee Break e Apresentação Cultural

Dia 30
8h - Abertura
8h15 às 12h – Oficina: “Procedimentos Operacionais do DETRAN/MA”
14h às 17h – Oficin: “Procedimentos Administrativos do DETRAN/MA”
17h - Encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.