Poluição

Ponta d’Areia não está apta para banho, diz laudo

Condições de balneabilidade das praias de São Luís e São José de Ribamar continuam satisfatórias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

No mais recente laudo de balneabilidade, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) atestou que dos 21 pontos do laudo divulgado na última terça-feira, 20 estão próprios para banho. O único ponto considerado impróprio está na Ponta d’Areia, onde a equipe do Laboratório de Análises Ambientais da Sema constatou presença de esgoto sanitário.

“São fatos assim que podem influenciar nos resultados. Mas, já tomamos as providências cabíveis. E continuamos nessa luta incessante para a manutenção das praias limpas. A Sema segue firme no monitoramento para atestar as condições de banho das praias, assim como na fiscalização dos estabelecimentos comerciais e condomínios, visando à limpeza dos rios Pimenta, Calhau e Claro. A ideia é identificar despejos clandestinos de resíduos no entorno dos afluentes e do litoral”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Segundo o Conama, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

Inclusive, a balneabilidade das praias de São Luís e as belezas naturais do litoral colocaram a capital maranhense como uma das 18 melhores experiências para o verão, segundo uma das maiores empresas de viagens do mundo, a Expedia. O levantamento destaca praias de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Bahia, entre outros, como estrelas das férias no Brasil.

Em São Luís, a empresa destaca que “a capital é carinhosamente chamada de ‘Ilha do Amor’. O contraste fica por conta da movimentada Avenida dos Holandeses e dos bares da charmosa Lagoa da Jansen, com a rusticidade do belo Centro Histórico que abriga os antigos solares dos barões”. Entre as praias da capital maranhense, a Expedia indica Calhau, Ponta d’Areia e Olho d’Água como atrativo de verão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.