CNH

Associação de Medicina para o Tráfego cobra rigor em exames

Em visita a O Estado, o presidente eleito da associação diz que candidatos a motorista devem passar por testes médicos mais rigorosos antes de obter a CNH; objetivo é contribuir para a maior segurança no trânsito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Juarez Molinari, presidente da Abramet, visitou a Redação de O Estado
Juarez Molinari, presidente da Abramet, visitou a Redação de O Estado (Juarez)

Muitas vezes uma pessoa consegue obter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem ter as condições de saúde necessárias para conduzir um veículo, representando dessa forma um risco para si e para outros condutores no trânsito. Por essa razão, a Associação Brasileira de Medicina para o Tráfego (Abramet) está desenvolvendo ações para cobrar mais rigor dos exames médicos para motoristas.

Em visita na manhã de ontem à Redação de O Estado, o presidente eleito da Abramet, Juarez Monteiro Molinari, afirmou que está iniciando uma série de visitas aos Detrans estaduais e outras entidades ligadas ao trânsito e a área médica, em São Luís e também em outras unidades federativas, para conscientizar sobre a importância de um maior rigor nos exames médicos para a obtenção da carteira de motorista.

As atividades têm o objetivo de diminuir a quantidade de acidentes de trânsito que acontecem diariamente no país e deixam feridos e mortos, tudo isso sem contar com os gastos que existem com as vítimas dessas ocorrências. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que, no ano de 2013, em todo o Brasil foram cerca de 170 mil internações hospitalares na rede pública de saúde de vítimas de acidentes de trânsito, o que representou um gasto de R$ 230 milhões aos cofres públicos.

Exames
Atualmente, para que o condutor tenha o direito a CNH é necessário que faça exames de aptidão médica, que incluem os testes físicos e mentais. Tais aptidões são feitas por exames realizados em clínicas credenciadas pelos Detrans dos estados. O exame médico também é exigido para renovação da CNH e para a adição de categoria.

De acordo com Juarez Molinari é importante que os médicos que fazem esses exames sejam especialistas em medicina do tráfego para proporcionar um diagnóstico mais seguro. “É necessário que sejam feitos exames oftalmológicos, cardiológicos, neurológicos, psiquiátricos, ortopédicos e até mesmo de endócrinos”, ressaltou.

Ele chamou atenção ainda para a necessidade dos médicos que já atuam nessa área se atualizarem com relação às últimas mudanças que vem acontecendo. “A medicina é muito dinâmica. É preciso que o profissional esteja atualizado para também ser valorizado”, frisou.

SAIBA MAIS

Entre outras coisas, a resolução nº 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 27 de novembro de 2012, discorre sobre o exame de aptidão física e mental a avaliação psicológica que devem ser feitos nas clínicas especializadas para a obtenção da CNH. No exame médico, são medidos a aptidão física do candidato ou condutor. São realizados exames de vista, pressão, acuidade auditiva, força das mãos, dentre outros. Já o exame psicotécnico mede-se a capacidade mental do candidato ou condutor. São medidos tempo de reação, atenção, reconhecimento das cores, dentre outras avaliações que indiquem que a pessoa possuí níveis aceitáveis para a condução
de um veículo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.