Caiu

Movimento de voos teve queda de 19,2% no aeroporto de SL

Levantamento feito por O Estado tem como base a quantidade de pousos e decolagens no terminal, este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado; nos primeiros 10 meses de 2016, ocorreram 15.548 voos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Em outubro foram registrados 1.618 pousos e decolagens, número equivalente a 10,4% das operações
Em outubro foram registrados 1.618 pousos e decolagens, número equivalente a 10,4% das operações (Aeroporto)

O movimento de voos no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, caiu 19,2%. O levantamento feito por O Estado, com base em dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), utilizou como referência os pousos e as decolagens nacionais e internacionais até outubro deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado.

De acordo com o relatório da Infraero, somente nos primeiros 10 meses de 2016, foram registrados 15.548 pousos e decolagens. Em contrapartida, de janeiro e outubro do ano passado, foram contabilizados 19.225 pousos e decolagens.
Considerando apenas o saldo no mês, em outubro, foram registrados 1.618 pousos e decolagens no período, número equivalente a 10,4% das operações executadas em 2016. O terminal da capital maranhense, de acordo com a Infraero, registrou em outubro deste ano, 809 pousos e 809 decolagens no período. Ou seja, uma média de pouco mais de 26 operações diárias.

Operações em 2016
Conforme relatório da Infraero, o aeroporto de São Luís registrou 7.771 pousos de aeronaves em voos regulares e não-regulares em 2016. O número oferece uma média diária de pouco mais de 25 voos que pousaram no terminal de passageiros da capital maranhense este ano.

Em contrapartida, de janeiro a outubro do ano passado foram contabilizados 9.610 pousos. Ou seja, 1.839 pousos a menos ocorreram em 2016, em comparação a 2015.

Segundo o Centro de Controle de Voos da Infraero, ontem, 19 voos estavam previstos para decolar do Aeroporto de São Luís. Até o fim da tarde, nenhum deles havia sido transferido ou cancelado.

Números
15.548 pousos
e decolagens foram registrados em 2016 no Aeroporto de São Luís
1.618 pousos e decolagens foram registrados apenas em outubro deste ano em São Luís

Novo terminal de passageiros será entregue no início de 2017

A Infraero informou, por meio de nota encaminhada a O Estado, que a ampliação do terminal de passageiro do Aeroporto de São Luís deverá estar disponível integralmente aos passageiros apenas no início do ano que vem. De acordo com informações da empresa, foram aplicados R$ 16,2 milhões em obras que compreendem, entre outras intervenções, a inclusão de quatro módulos operacionais: de embarque, de desembarque, de check-in e de check-out.

Segundo a Infraero, a área de desembarque já está em operação desde o dia 8 deste mês e as operações no setor de embarque deverão começar até o dia 30. Entre as melhorias, estão novos sanitários, inclusão de duas novas esteiras de bagagem e outras.

Com os serviços, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 m². A Infraero prevê que as obras deverão ampliar a capacidade de passageiros do terminal, que deverá passar dos atuais 4,4 milhões para 5.9 milhões por ano.

Relembre
As obras de ampliação do terminal de São Luís ocorrem cinco meses após um curto-circuito e um princípio de incêndio, registrado no Aeroporto. O incidente prejudicou a saída e chegada de voos durante três dias. Em seguida, a direção nacional da Infraero esteve em São Luís e garantiu que o novo terminal estaria disponível até setembro deste ano, fato este que não ocorreu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.