Segurança

Sindicato apresenta equipamento de segurança para ônibus de São Luís

Sistema de monitoramento vai proporcionar acompanhamento, em tempo real, o que acontece nos veículos da frota de coletivos da capital

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
O Vice-presidente do SET, Gilson Caldas Neto, mostra aplicativo que está sendo desenvolvido para usuários
O Vice-presidente do SET, Gilson Caldas Neto, mostra aplicativo que está sendo desenvolvido para usuários (APLICATIVO ÔNIBUS )

SÃO LUÍS - O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) anunciou em primeira mão os novos investimentos em tecnologia de ponta que vão proporcionar mais segurança, qualidade e controle ao sistema de transportes coletivos da capital.

O vice presidente do SET, Gilson Caldas Neto, recebeu a imprensa na última terça - feira (22) e apresentou a novidade da implantação do sistema de monitoramento e controle da frota da capital. "Nós empresários, assim como a população, desejamos que o sistema de transportes seja não apenas eficiente, mas também transparente. Após muitas pesquisas, investimos em tecnologia de ponta para a instalação do que há de mais moderno que é o sistema de GPS embarcado na frota, associado a um Centro de Controle de Operações do Sistema, que nos permite monitorar em tempo real toda a operação das linhas em uma única base de dados, e assim agilizar a tomada de decisões, fazer eventuais correções operacionais da frota e melhorar a questão da segurança nos ônibus", explicou.

No total, o sistema de GPS foi instalado em mais de mil ônibus. E 170 linhas já foram inseridas no sistema de monitoramento, assim como mais 5 mil pontos de paradas. Agora os operadores do sistema, cobradores, motoristas e os demais colaboradores passam por treinamentos para aprender a operar as novas ações que o sistema oferece. O prazo aproximado para a conclusão desses treinamentos é de cerca de 45 dias

Aplicativo "Meu Ônibus"

Outra novidade anunciada na sede do novo Centro de Controle de Operações do SET foi a implementação do aplicativo "Meu Ônibus" - atualmente em fase de testes - que o usuário poderá baixar gratuitamente em celulares e tablets para acompanhar em tempo real dados sobre linhas, horário exato em que o ônibus de determinada linha vai chegar na parada de ônibus, e outros dados que irão facilitar a vida do usuário e otimizar o sistema de transportes coletivos da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.