Data

Black Friday deve antecipar compras de Natal

Megaliquidação, inspirada no varejo dos Estados Unidos, está marcada para a próxima sexta-feira, 25, e promete movimentar lojas físicas e de e-commerce

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(black friday)

A crise econômica do país parece não intimidar os brasileiros que estão dispostos a gastar mais este ano na data promocional conhecida como Black Friday. O dado é de pesquisa inédita do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado demonstra que 7 entre 10 brasileiros pretendem comprar algo – e a média de intenção de gastos, entre eles, ficou 31% superior em relação ao ano passado.

O SPC Brasil entrevistou 828 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais brasileiras. A megaliquidação, inspirada no varejo dos Estados Unidos, está marcada para a próxima sexta-feira, 25, e promete levar o consumidor às lojas físicas e de e-commerce para aproveitar os descontos e antecipar as compras de Natal.

Em São Luís, empresários do varejo estão na expectativa de reverter o cenário negativo dos últimos meses. Esperam que o consumidor aproveite a megali­quidação para abrir a bolsa.

“A crise do ano passado foi crítica. Hoje, já se percebe um movimento positivo no mercado, com a economia sinalizando para a volta do crescimento. A expectativa é aproveitar a oportunidade da Black Week para recuperar as vendas perdidas. O consumidor que não estava comprando por causa da retração econômica vai poder adquirir os produtos que esperou o ano todo para comprar”, explica a diretora da Gentil Negócios, Glícia Gentil.

A empresa é especialista em multifranquias e administra marcas nacionais e internacionais como o Boticário, Swarovski e a Quem Disse Berenice.

A expectativa é aproveitar a oportunidade da Black Week para recuperar as vendas perdidasGlícia Gentil, diretora da Gentil Negócios

Período estendido
De olho nesse fôlego ganho na temporada de descontos, empresários decidiram estender o período do evento. Assim, em lugar de um dia investem em uma semana inteira e às vezes até um mês de megaliquidação.

É o caso da marca Netshoes, que estendeu a promoção para a black november. O Boticário, até o domingo, dia 27, oferece em todas as lojas do Brasil e no e-commerce da marca com descontos de até 70%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.