Reunião

Carlos Brandão substitui Dino em encontro com Michel Temer

Dezoito governadores e três representantes de estados, incluindo o vice-governador do Maranhão, vão discutir com presidente a crise econômica dos estados

O Estadoma.com, com informações do Estadão Conteúdos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Vice-governador, Carlos Brandão, participa de encontro com Temer, em Brasília
Vice-governador, Carlos Brandão, participa de encontro com Temer, em Brasília (Carlos Brandão)

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, está substituindo Flávio DIno no encontro dos governadores com o presidente Michel Temer, que ocorre hoje (22), em Brasília para discutir a crise econômica nos estados. Estão presentes na reunião, 18 governadores, além de representantes de três estados - além de Brandão, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, e o secretário de Fazenda do Espírito Santo, Paulo Roberto Fernandes.

O principal foco dos governadores é discutir a divisão dos valores arrecadados com a multa no programa de repatriação de recursos enviados ilegalmente ao exterior. Originalmente, apenas os valores do imposto de renda são repartidos com os Estados. Os governadores argumentam que o dinheiro é importante para ajudar a recompor os caixas estaduais, combalidos pela crise. Outros assuntos considerados necessários para melhorar a condição financeira dos Estados também devem ser debatidos, como a securitização de dívida ativa e outros recebíveis, bem como a questão dos precatórios.

Entre os governadores presentes estão Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), José Melo (Amazonas), Marconi Perillo (Goiás), Pedro Taques (Mato Grosso), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Simão Jatene (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), Suely Campos (Roraima), Raimundo Colombo (Santa Catarina), Jackson Barreto (Sergipe), Marcelo Miranda (Tocantins), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Tião Viana (Acre).

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, atualizou a agenda e participa às 14h30 de reunião dos governadores com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Antes, a previsão era de que os representantes dos Estados se reuniriam apenas com Meirelles, na Fazenda, às 15h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.