Solidariedade

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada amanhã

Lançamento da campanha ocorrerá amanhã, na Praça João Lisboa; no ano passado, foram selecionadas 4.884 cartas e 4.175 foram presenteadas

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Entrega dos presentes é feita pelo Papai Noel dos Correios
Entrega dos presentes é feita pelo Papai Noel dos Correios (Papai Noel)

"Você também pode ser Noel". Este é o tema da ação social de Natal dos Correios, realizada há 27 anos. A campanha Papai Noel dos Correios será lançada, no Maranhão, amanhã (23), às 10h, com a presença do Bom Velhinho, na sede regional da empresa, na Praça João Lisboa, em São Luís. O principal objetivo da campanha é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A novidade para este ano é que todas as cartas disponibilizadas para adoção foram escritas por crianças estudantes da rede pública de ensino, escolas comunitárias e associações sem fins lucrativos. A intenção é atrelar a campanha à educação. “Acreditamos que a escrita da carta ao Papai Noel resgata valores positivos de fraternidade, de caridade, amor ao próximo e o caráter educativo fica por conta da prática da escrita da carta, do endereçamento correto, utilização do CEP, entre outras práticas pedagógicas adotadas em sala de aula”, explica o diretor regional dos Correios, Roosevelt Pereira de Carvalho. A parceria com instituições de ensino é uma experiência de sucesso que começou em 2010.

Pontos de adoção - As cartas serão disponibilizadas na Casa do Papai Noel (Praça João Lisboa) e agência dos Correios do Jaracati Shopping, em São Luís. No interior, as agências de Imperatriz (Av. Dorgival Pinheiro de Sousa) e Caxias (Rua Desembargador Morato) também possuem cartas à disposição. As pessoas interessadas em adotar uma cartia e realizar o sonho de Natal de uma criança carente poderão fazer isso até o dia 09 de dezembro. Todos os presentes e cartas-resposta serão entregues pelos Correios até o Natal.

As cartas foram recebidas pela equipe de empregados dos Correios, selecionadas de modo que atendessem aos critérios da campanha: crianças de até 10 anos ou até o 5º ano do Ensino Fundamental ou, ainda, especiais de qualquer idade, em situação de vulnerabilidade social. Após a seleção, as cartas foram cadastradas em sistema próprio onde ganharam uma numeração que preserva a segurança dos dados da criança.

Finalmente, as cartas são postas para adoção dos padrinhos, aqueles que procuram os pontos de adoção de cartas e decidem realizar o sonho de uma ou mais crianças. Também há o apoio dos padrinhos corporativos, pessoas jurídicas cujos colaboradores se reúnem e adotam uma grande quantidade de cartas. Em ambos os casos, os presentes são entregues pelo próprio Papai Noel dos Correios na escola.

Em 2015, somente no Maranhão, foram selecionadas 4.884 cartinhas e 4.175 foram presenteadas. Em todo o Brasil, mais de 440 mil crianças receberam um presente do Papai Noel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.