Enxugamento

BB fecha cinco agências no Maranhão e transforma oito em postos

Do pacote de 13 agências, cinco estão em São Luís e duas já foram fechadas (Anjo da Guarda e no Materno Infantil); medidas fazem parte da reorganização do banco, anunciada domingo; preocupado com o impacto das medidas, o Sindicato dos Bancários do Maranhã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Fachada da agência do Banco do Brasil no Hospital Materno Infantil, no Centro, a qual já está fechada
Fachada da agência do Banco do Brasil no Hospital Materno Infantil, no Centro, a qual já está fechada (BB)

O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, informou que no pacote de agências que serão desativadas pelo Banco do Brasil em todo o país, inicialmente duas no estado já foram fechadas: as unidades do Anjo da Guarda e do Materno Infantil, em São Luís. “Temos informações extra-oficiais que outras agências, localizadas no interior do estado, também serão fechadas”, disse, ao assinalar que o assunto será discutido pela diretoria.

No Maranhão, serão fechadas três agências em São Luís (Deodoro, Materno Infantil e Anjo da Guarda), uma em Açailândia (Parque das Nações) e uma em Imperatriz (Praça da Cultura). E outras oito serão transformadas em postos de atendimento: Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Lima Campos, Matões, Olho d'Água das Cunhãs, Parnarama, São Luís - Alemanha e São Luís - Anil.

De acordo com o sindicato, as contas e o atendimento aos clientes do Anjo da Guarda foram transferidos para a agência do BB localizada no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Materno Infantil para a agência do Jaracati.

Para Eloy Natan, essa medida tomada pelo Banco do Brasil vai na contramão de seu papel social de expandir sua rede para atender a população e não reduzi-la. “Muitos clientes, principalmente na região Nordeste do país, e no caso do Maranhão, ainda preferem utilizar os canais convencionais de atendimento bancário”.

Ele ressaltou que, além de prejudicar os clientes, a desativação de agências é ruim para os funcionários do Banco do Brasil, posto que inevitavelmente deve haver redução de funções e comissões e até mesmo de salários, os quais acabarão sendo forçados a aderir à aposentadoria incentivada.

O conjunto de medidas de reorganização institucional, aprovado pelo Conselho de Administração do Banco do Brasil e que será implementado ao longo do próximo ano, consiste na desativação de 402 agências e na transformação de 379 em postos de atendimento. Apesar disso, o banco afirma que as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua.

"A economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, é estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras", declarou o banco em comunicado.

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, garantiu que não serão fechadas agências nos municípios em que é o BB a única instituição bancária e ressaltou que a instituição não abandonará nenhuma cidade onde já atua.

Aposentadoria incentivada

No pacote de medidas estruturais, também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar.

Para incentivar a adesão, o banco vai oferecer valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa.

O BB também vai oferecer redução de jornada de 8 para 6 horas diárias a 6 mil assessores da direção geral e superintendências, com objetivo de diminuir em 16,25% o salário médio.

Mais

Atendimento digital

Simultaneamente ao processo de redução de agências, o banco pretende abrir 255 unidades de atendimento digital em 2017. Com isso, o banco espera elevar dos atuais 1,3 milhão para 4 milhões o número de clientes atendidos por esse canal até o fim do ano que vem.

QUADRO

Confira a lista de agências que serão fechadas no estado:

• São Luís - Anjo da Guarda

• São Luís - Deodoro

• São Luís - Hospital Materno Infantil

• Imperatriz - Praça da Cultura

• Açailândia - Parque das Nações

Confira a lista das agências serão transformadas em postos de atendimentos:

• Amarante do Maranhão - Amarante do Maranhão

• Itinga do Maranhão - Itinga do Maranhão

• Lima Campos - Lima Campos

• Matões - Matões

• Olho d'Água das Cunhãs - Olho d'Água das Cunhãs

• Parnarama - Parnarama

• São Luís - Alemanha

• São Luís - Anil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.