Seletivo

Mais de 12 mil faltam ao 1º dia do Paes da Uema, que prosseguirá hoje

Ontem, primeiro dia das provas do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior (Paes), foi marcado por tranquilidade; um total de 7.350 candidatos faltaram às provas no interior e 5.614 na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Candidatos fizeram provas neste domingo
Candidatos fizeram provas neste domingo (Vestibular da Uema)

Os candidatos inscritos para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2017), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fazem o segundo dia de provas hoje. Ontem, centenas de candidatos chegaram cedo aos locais de prova, em São Luís, para não correrem o risco de não terem como disputar uma das vagas ofertadas pela instituição este ano. Entretanto, mais de 5 mil faltaram às provas na capital.

Este ano, mais de 54 mil candidatos se inscreveram para o Vestibular da Uema. As provas acontecem na capital e interior do estado. São dois dias de avaliação. Ontem, primeiro dia do processo seletivo, 5.614 candidatos não fizeram as provas na capital. No interior, o número de faltosos foi de 7.350.

Para os demais candidatos, a movimentação começou cedo nas 57 escolas que serviram de local de provas no primeiro dia do processo seletivo. Os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia e fechados às 13h, mas teve candidato que chegou ao seu local de prova antes das 11h, para evitar qualquer tipo de transtorno. Esse foi o caso do candidato Gabriel de Medeiros da Silva. O jovem preferiu se adiantar para não correr risco de perder a prova. “Prefiro ficar na porta esperando, apesar do sol e do calor, que correr o risco de chegar tarde demais. A gente passa um ano inteiro se preparando. Não dá para vacilar na última hora”, comentou Gabriel de Medeiros da Silva, 18 anos, que fez prova no Centro de Ensino Cidade de São Luís, no III Conjunto Cohab-Anil.

Tradição dos processos seletivos para ingresso no ensino superior, atrasos e falta de informação também foram presentes no seletivo da Universidade Estadual do Maranhão. A candidata Milena Domingues, 17 anos, chegou ao Centro de Ensino Cidade de São Luís às 12h15, mas ela faria prova no Centro de Ensino Almirante Tamandaré, outra escola da área Cohab-Anil. A candidata não sabia o endereço exato da escola onde faria sua prova e saiu correndo para não perder o horário.

O primeiro dia de provas transcorreu sem nenhuma ocorrência que colocasse em risco a continuidade do processo e hoje os candidatos fazem o segundo dia de provas, respondendo a 12 questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). No primeiro dia do Paes, a prova teve 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento.

Assim como ontem, as provas terão início às 13h (horário local) e serão finalizadas às 18h. O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.

De acordo com o edital do Paes 2017, o candidato não poderá, sob pena de sua eliminação no vestibular, portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos.

Números

54.700 pessoas se inscreveram nesta edição do Paes

12.964 faltaram às provas em todo o Maranhão

5.614 candidatos faltaram às provas em São Luís

Mais

Gabarito

O gabarito da prova do 1º dia do PAES 2017 será disponibilizado no endereço eletrônico: www.paes.uema.br até 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da prova.

Resultado

O resultado do PAES 2017 está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro de 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.