Protesto

Após relatos de violência, a ocupação no Cintra deve acabar

Defensoria pública orienta fim do ato e, após negociações, estudantes aceitam liberar o prédio

OESTADOMA.COM

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Estudantes aceitaram encerrar a manifestação no Cintra
Estudantes aceitaram encerrar a manifestação no Cintra (CINTRA OCUPAÇÃO )

SÃO LUÍS - A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, a Defensoria Pública da União e Ordem dos Advogados do Maranhão, através, respectivamente, dos núcleos de Direitos Humanos das Defensorias e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, têm acompanhado a ocupação que os estudantes estão fazendo nas escolas de São Luís. A defensoria informou que foi alertada sobre casos de violência no Centro Integrado Rio Anil (Cintra). Ocupada desde o dia 8 deste mês, as aulas na escola serão retomadas nesta terça-feira (22). A desocupação da unidade ocorre após negociações entre representantes do governo e os manifestantes que promoviam o ato.

Desde o mês passado, quando se iniciaram os movimentos de ocupação estudantil nas escolas e universidades do estado do Maranhão, os Núcleos de Direitos Humanos das Defensorias Públicas do Estado e da União e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA atuam de forma conjunta no acompanhamento dos movimentos de ocupação.

Tal atuação se dá através de visitas as unidades escolares ocupadas, prestando orientação jurídica e participando da mediação de reunião entre os estudantes das ocupações, juntamente com os gestores das instituições de ensino (UEMA, UFMA, IFMA) e representantes do poder público estadual, como o secretário de Educação, com intuito de debater a situação das escolas e universidades ocupadas no estado a fim de garantir os direitos de todos de forma pacífica.

No entanto, por meio de nota, a defensoria afirma que foi informada sobre casos de violência no Cintra. “Fomos informados sobre relatos de violência e ameaças entre ocupantes e atos de depredação do patrimônio público na referida ocupação, o que fora confirmado em visita ao Cintra”, diz o comunicado.

Ainda na nota, a defensoria pede o fim da ocupação na escola. “Diante do quadro de crescente violência que se apresenta e que o movimento de ocupação do Cintra atingiu os objetivos imediatos da pauta local, e ainda que há um risco iminente à integridade física e à vida dos estudantes ocupantes cuja prevenção não podemos garantir, informaram aos alunos que a desocupação se mostra como escolha necessária e prudente”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.