Prevenção

Saúde é coisa de homem

Além das campanhas de conscientização, esposas, namoradas e filhas pressionam os homens a buscarem investigar e prevenir doenças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Urologista Antonio Minervino reafirma necessidade de homens buscarem prevenção com consultas anuais
Urologista Antonio Minervino reafirma necessidade de homens buscarem prevenção com consultas anuais (Antonio Minervino h)

Movimentos de alerta para a prevenção de doenças, como a campanha Novembro Azul, e a influência positiva de esposas, companheiras e filhas têm levado os homens a cuidarem melhor da saúde no Maranhão. A afirmação é do urologista Antonio Minervino, da clínica Uro Center Slz.

Na avaliação do médico, o reflexo disso é a presença cada vez maior de homens nos consultórios médicos, o que é altamente positivo, principalmente levando-se em conta que o câncer de próstata, por exemplo, é o segundo tipo mais comum da doença na população masculina no Maranhão, no Nordeste e no Brasil e a prevenção e diagnóstico precoce elevam para até 95% as chances de cura. “Como se trata de um câncer de incidência elevada, precisamos ter atenção especial com ele, por isso, alertamos para a consulta regular ao urologista”, afirma.

Antonio Minervino alerta que os homens que integram o grupo de risco – negro e com histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos) – devem fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade. Já os que não fazem parte desse grupo, devem iniciar a prevenção aos 50 anos.

“Aconselhamos os homens a fazerem regularmente os exames de ultrassom, o PSA, que é o e exame de sangue, e o exame de toque. Por meio destes, podemos detectar se há incidência de câncer ou não”, explica o urologista.

Silencioso

O câncer de próstata, geralmente, é silencioso, ou seja, não apresenta sintomas em sua fase inicial, mas pode ser detectado pelos exames. “O perigo do câncer de próstata é esse. O homem pode tê-lo e não sentir nada. Uma parcela dos homens não sente nada. Os principais sinais que aparecem nos pacientes com câncer de próstata são: dificuldade de urinar, sangue na urina, retenção urinária, ardência ao urinar, urina ‘fina’, acordar muitas vezes à noite para urinar e dor na barriga”, detalha Antonio Minervino.

Ao detectar alguns desses sinais, o homem deve procurar logo o urologista para diagnóstico e indicação do tipo de tratamento a ser feito. “O tratamento é individualizado e realizado de acordo com o grau em que se encontra a doença. Nestes casos, geralmente, são prescritos radioterapia ou cirurgia, mas tudo depende da avaliação médica do paciente sob vários aspectos”, informa.

De acordo com o médico, não existe um tratamento modelo, padronizado, ele deve ser individualizado, com vários fatores sendo levados em consideração. “O estado do paciente é um deles, pois há aqueles que não têm condições de passar por uma cirurgia, por exemplo, nessa caso, buscamos alternativas, como injeções de hormônio ou radioterapia. Cada particularidade do paciente é verificada”, complementa.

Preconceito

Mesmo com o avanço do câncer de próstata entre os homens, há uma boa notícia, principalmente em relação a visitas mais frequentes ao urologista e à realização do exame de toque retal, do qual muitos homens tinham preconceito.

“Temos percebido uma mudança importante e isso se deve principalmente às campanhas de conscientização, como a Novembro Azul, e ao incentivo e até pressão das esposas, filhas e namoradas para os homens se consultarem. A participação da mulher tem sido fundamental. Mas a gente vê que ainda existe o preconceito, só que de forma menos relevante”, avalia Minervino.

O urologista alerta que a prevenção é mesmo a melhor forma de evitar o câncer. “Falamos prevenção no sentido de diagnóstico precoce. O homem precisa atentar que os cuidados com sua saúde são fundamentais e precisam ser priorizados. A mulher, hoje, vive mais do que o homem porque se cuida mais, faz consultas regularmente ao médico, faz os exames, enfim, se cuida. O homem precisa quebrar o estigma de que é forte, de que ir ao médico é demonstração de fraqueza, de que deixará de ser homem porque fez o exame de toque retal. Tudo isso são preconceitos que só lhe fazem mal”, afirma Antonio Minervino.

O urologista lembra ainda que a prevenção deve ser realizada o ano todo. “A campanha Novembro Azul veio para dar um importante alerta, mas é preciso redobrar os cuidados preventivos durante todo o ano e assim ter mais saúde e qualidade de vida”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.