Agressão

12 mulheres são vítimas de violência por dia em São Luís

De 1º de janeiro deste ano ao dia 16 deste mês, foram registrados 3.856 casos de violência doméstica contra o público feminino na capital maranhense

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Mulheres são principais vítimas de violência doméstica
Mulheres são principais vítimas de violência doméstica (Violência)

O número ainda é alarmante. Em São Luís, diariamente, 12 mulheres (acima dos 18 anos) são vítimas de algum tipo de violência doméstica. O dado é oriundo de levantamento obtido por O Estado e feito pela Delegacia Especial da Mulher (DEM). De acordo com a polícia, entre 1º de janeiro deste ano e o dia 16 deste mês, foram registrados 3.856 casos de violência doméstica contra o público feminino na capital maranhense.

Entre os crimes mais comuns, estão ameaça (com 1.637 registros). Em seguida, está a chamada lesão corporal dolosa, ou seja, quando há a intenção do agressor em causar dano físico à vítima, com 1.243 casos. Depois, está a injúria ou ofensa que atinja a honra ou a dignidade da vítima, com 690 casos. Outros crimes também são recorrentes, como difamação (com 45 casos) e calúnia (com 19 casos).

Estupro
Um dos crimes considerados mais graves, como o estupro, apresentou números considerados baixos. De acordo com a DEM, foram apenas dois casos registrados no ano na polícia. Mas isso não quer dizer que não aconteça, pois muitas vezes ele apenas não é denunciado.

“Ainda existe o que chamamos de subnotificação. Ou seja, é aquela mulher que é agredida por seu marido ou companheiro e que, por diversas razões, ainda tem medo de denunciar”, informou a delegada titular da DEM, Kazumi Tanaka.

De acordo com a delegada, ainda não há um balanço total sobre a quantidade de casos de violência contra a mulher, considerando as ocorrências deste ano nos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). No entanto, segundo ela, é possível afirmar que a maioria dos casos está concentrada na capital maranhense.
Além dos casos das vítimas acima dos 18 anos, a DEM recebe registros de violência contra menores de idade.

Menores
De acordo com a DEM, somente este ano, foram registrados 113 casos de violência contra pessoas desta faixa etária. “Nesses casos, é possível aplicar a Lei Maria da Penha ou mesmo o Estatuto da
Criança e do Adolescente”, disse a delegada Kazumi Tanaka.

A Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) informou que, somente em 2016, 111 menores de 14 anos foram vítimas de estupro somente na capital maranhense. De acordo com a DPCA, o número é referente aos casos “de vulneráveis”.

Ainda segundo a DPCA, o número também contabiliza as vítimas que sofrem “violência presumida”, ou seja, mesmo que a vítima concorde com o ato sexual, para a Justiça, é considerado estupro. “É considerado, neste caso, que a vítima não tem condições de se responsabilizar pelos próprios atos”, informou a delegada titular da DPCA, Karla Simone.

No caso de menores vítimas de violência, um dos procedimentos é ir até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), situada na Beira-Mar (próxima ao antigo Plantão Central). Assim que uma menor chega até a delegacia, é encaminhada para exames para saber sobre a consumação do ato sexual e para apoio psicológico. Em seguida, serão colhidos depoimentos de testemunhas.l

111 menores de 14 anos foram vítimas de estupro em SL

A Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) informou que, somente em 2016, 111 menores de 14 anos foram vítimas de estupro somente na capital maranhense. De acordo com a DPCA, o número é referente aos casos “de vulneráveis”.

Ainda segundo a DPCA, o número também contabiliza as vítimas que sofrem “violência presumida”, ou seja, mesmo que a vítima concorde com o ato sexual, para a polícia, é considerado estupro. “É considerado, neste caso, que a vítima não tem condições de se responsabilizar pelos próprios atos”, informou a delegada titular da DPCA, Karla Simone.

No caso de menores vítimas de violência, um dos procedimentos é ir até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), situada na Beira-Mar (próxima ao antigo Plantão Central). Assim que uma menor chega até a delegacia, é encaminhada para exames para saber sobre a consumação do ato sexual e para apoio psicológico. Em seguida, serão colhidos depoimentos de testemunhas.

Vinculada - Mais de 10 mil casos de violência contra a mulher foram registrados na Ilha em 2015

A Delegacia Especial da Mulher (DEM) contabilizou, somente no ano passado, 10.604 casos de violência contra a mulher na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa).

Entre os crimes mais comuns estão tentativa de estupro e homicídio doloso, além de lesão corporal dolosa. Ainda de acordo com a DEM, de janeiro a dezembro de 2015, foram registrados 56 casos de tentativa de estupro somente na Grande Ilha, número que corresponde a 33% do total de ocorrências deste tipo no estado.

Outro crime comum na Ilha e cujas vítimas são as mulheres é a lesão corporal dolosa (ou agressão física). Segundo a DEM, em todo o ano passado, foram 3.741 casos deste tipo nos quatro municípios da região metropolitana. Em 2015, 31 mulheres foram vítimas de homicídios na Grande Ilha.

Ainda de acordo com a DEM, outras 6.689 mulheres foram ameaças por seus companheiros ou maridos, no ano passado. “Este dado somente reforça a tese de que as mulheres ainda não são bem tratadas por seus companheiros, conforme determinada a Lei”, disse a delegada titular da DEM, Kazumi Tanaka.

Crime (com vítimas maiores de 18 anos) Total de casos
Ameaça 1.637
Lesão Corporal Dolosa 1.243
Injúria (atingir a honra da vítima) 690
Difamação (imputar algo ofensivo) 45
Calúnia (imputar falsamente um crime) 19
Estupro 2

Fonte: Delegacia Especial da Mulher (DEM)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.