Ocupação

Hotéis têm expectativas positivas para o fim de ano

Taxa de ocupação já é de 50% para o período, com possibilidades de crescimento; no ano passado, a rede hoteleira teve aumento em relação ao ano de 2014

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Movimentação em hotéis deve ser maior no período de fim de ano; reservas já começaram a aumentar
Movimentação em hotéis deve ser maior no período de fim de ano; reservas já começaram a aumentar (Hoteis)

Apesar da crise econômica pela qual o país está atravessando, a rede hoteleira de São Luís tem motivos para comemorar. Muitos hotéis da capital estão com boas expectativas para as festas de fim de ano, que incluem Natal e Réveillon, pois a taxa de ocupação já é de 50% para essas festividades, com possibilidades de crescimento.

Na manhã de ontem, O Estado esteve em alguns hotéis da cidade, na região central e também próximos a orla e muitos estão com boas expectativas para as festividades de fim de ano. Em 2015, a taxa de ocupação foi positiva e, para as festas de fim de ano de 2016, esses estabelecimentos esperam repetir o faturamento ou até mesmo superar.

Positivo
De acordo com João Antônio Barros Filho, presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH – MA), a partir do mês de dezembro poderá ser feita uma projeção mais próxima de como vai ficar a taxa de ocupação dos hotéis para a época de fim de ano. No entanto, a associação tem boas expectativas para o período.

“Nossa projeção é a melhor possível até mesmo por causa da liberação das praias e da maior segurança que são fatores de grande importância para o turismo. No ano passado foi excelente”, frisou o presidente da ABIH – MA.

Alguns hotéis da cidade já estão registrando um aumento na taxa de ocupação para as festividades de fim de ano. De acordo com Bruno Carvalho, responsável pelo setor de reserva do Grand São Luís Hotel, localizado na Praça Dom Pedro II, no centro da cidade, a taxa de ocupação já é de 50% para o período de 25 de dezembro à 1º de janeiro de 2017.

“A expectativa é de crescer ainda mais a partir da segunda quinzena do mês de dezembro”, afirmou. Ainda segundo ele, o hotel espera uma taxa de ocupação em torno de 80% e a maioria dos hóspedes vem de cidades próximas e também do interior do estado, atraídos pela programação de fim de ano que é realizada ao longo da orla marítima da capital maranhense.

A mesma opinião foi compartilhada por Letícia Jardim, encarregada de reservas do Rio Poty Hotel, localizado na Avenida dos Holandeses. “A taxa de ocupação já é de 50% e está dentro do esperado”, disse. Ela frisou ainda que a festa de Réveillon realizada anualmente pelo hotel é um grande atrativo para os hóspedes.

SAIBA MAIS

No ano passado, de acordo com a ABIH-MA, a taxa de ocupação de hotéis para o período de Natal e Réveillon ficou em torno de 80%, superando o momento que foi registrado no fim de 2014, quando o setor hoteleiro da capital estava em baixa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.