PH

Campanha de doação de sangue

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Eric Murad ao lado da designer Georjane Alves, da Idelli Ambientes
Eric Murad ao lado da designer Georjane Alves, da Idelli Ambientes (PH 01)

A solidariedade falará mais alto, amanhã, no bairro Cohatrac. Das 8h às 16h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, uma ação estimulará a doação de sangue, cujo material é importante para salvar vidas. Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem fazê-lo se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.

Luzes de fim de ano
Todo fim de ano é a mesma coisa: lojas em promoção, população à espera do décimo terceiro, o corre-corre nos shoppings, as tradicionais confraternizações e aquele sentimento de que uma jornada vai sendo encerrada e as esperanças vão renascendo com o porvir do novo ano.
Realmente, quando novembro vai desenhando um novo cenário, apesar de todas as notícias ruins, parece que, de uma hora para outra, algo de positivo vai acontecer na nossa estrada.
São as luzes do fim de ano, que enfeitam as cidades brasileiras e as metrópoles mundiais quando chega este período. Gramado, Paris, Nova York e Londres são alguns exemplos mais marcantes.

Luzes de fim de ano 2
Quando eu era apenas um menino, o fim de ano era um momento mágico, pois até o clima mudava. Os ventos Alísios de Nordeste sopravam um pouco mais fortes na Ilha do Amor, e também eram mais frios.
As árvores tinham um colorido radiante aos meus olhos. No entanto, o que realmente me impressionava eram as luzes do Natal. Era como se elas me enchessem de energia e esperança.
Sem dúvida, São Luís já foi uma cidade mais natalina em outros tempos. Aqui e acolá, as ruas cintilavam com a parafernália de objetos iluminados. Passeio gostoso era circular pelos bairros para admirar os enfeites. A ponte do São Francisco era um encanto só e as luzes refletiam nas águas da baía logo ali embaixo. Hoje, infelizmente, se uma árvore piscar, deve-se bater palmas.

Alexandra na Lagoa
A nova praça da Lagoa, que virou endereço de lazer para os maranhenses, é o palco escolhido pela cantora Alexandra Nícolas para apresentar o quinto show da elogiada turnê “Eu Vou Bulir com Tu”.
A apresentação, que conta com direção musical de Wendell Cosme, acontecerá amanhã, às 19h30, com entrada gratuita e patrocínio da Potiguar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Artes e Educação Física
Em Brasília, a obrigatoriedade do estudo de Artes e Educação Física será inclusa no relatório a ser apresentado até o fim de novembro à comissão mista que discute a Medida Provisória. Além da volta das disciplinas, o relator proporá a ampliação da jornada escolar de 800 para pelo menos mil horas por ano para todas as escolas de ensino médio até 2018.
A retirada da obrigatoriedade das disciplinas pela MP causou polêmica tanto entre estudantes quanto entre educadores. A MP diz que tanto Artes e Educação Física quanto Filosofia e Sociologia deixam de ser obrigatórias a partir da definição da Base Nacional Comum Curricular, atualmente
em discussão.

Noite para o samba
Dezembro está chegando e, entre tantas comemorações, o brasileiro vai festejar também os 100 anos do samba, gênero que é a cara do Brasil, inclusive no exterior. Em São Luís, uma festa especial será realizada na Casa das Dunas, que agendou para a noite do dia 2. Dia Nacional do Samba, um show com um dos ícones desse ritmo: o grupo Fundo de Quintal.
Para quem não sabe, o Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música “Na Baixa do Sapateiro”, uma ode a Salvador. A data foi instituída no dia em que Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, nos idos de 1940.

No Flores
Muita gente em São Luís já está se programando para as grandes produções de Revéillon. Uma delas acontecerá no Rio Poty Hotel, aos cuidados da 4 Mãos Entretenimento.
A festa terá duração de oito horas, com atrações exclusivas, mas todas elas são divulgadas apenas no próximo dia 20. Será um evento voltado para as famílias e amigos, com segurança e conforto. Principalmente as crianças, que terão um espaço montado especialmente para elas.

TRIVIAL VARIADO

No clima do Black Friday, a Granado promove uma ação de desconto diferente: diversas categorias de produtos estão com 50% off. A ação é válida apenas na loja virtual.

Em 2017, a comédia Pão com Ovo fará nova temporada no Rio de Janeiro, desta vez no Teatro Miguel Falabella, no mês de janeiro.

Como patrocinador oficial da área de confecção da exposição, a Tommy Hilfiger, com loja no São Luis Shopping, criou uma coleção cápsula com a etiqueta de “Hilfiger Denim”, que é inspirada no rock and roll e inclui imagens icônicas da banda The Rolling Stones.
Um projeto da Agência Nacional de Saúde Suplementar conseguiu aumentar em 43% a taxa de partos normais em 35 hospitais particulares de 11 estados.

Mais esta: algumas companhias aéreas já sugerem que pessoas obesas comprem duas passagens para ter mais conforto. Agora, querem aplicar taxas.

DE RELANCE

Medalhas no TJ
Entregue ontem, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, ao vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins. E também a Medalha Especial do Mérito Judiciário Antonio Rodrigues Vellozo, ao desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fernando Cerqueira dos Santos. A outorga das medalhas foi aprovada pelo Plenário do Tribunal de Justiça, por ocasião da comemoração dos 203 anos da Corte. O ministro Humberto Martins veio a São Luís para ministrar palestra em comemoração aos 30 anos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão.

Humor na praça
A Companhia Cambalhotas leva hoje, para a Praça Deodoro, uma das mais movimentadas de São Luís, o espetáculo “Zzz Sganarelle”, peça escrita por Geraldine Gauthier e dirigida por Waldemir Nascimento. Trata-se de uma crítica social à base de muito humor. A apresentação começa às 17h30 e é gratuita. O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015, com o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura. Conta a história de Sganarelle, um palhaço criado por Molière há cerca de 500 anos, na França, que consegue satirizar as dificuldades do cotidiano das pessoas.

Prêmio para Dissertação
De parabéns Débora Silva Santos, ex-aluna do Curso de Química da Universidade Estadual do Maranhão. Ela recebeu o Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2015, na categoria Dissertação de Mestrado (área de Nanociência e Nanobiotecnologia). O trabalho é intitulado “Desenvolvimento e Avaliação do Potencial Antioxidante in vitro de Nanoformulações contendo Óleo do fruto Orbignya phalerata Martius”. O prêmio valoriza a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, inovação e valor agregado ao sistema educacional do Brasil.

Qualidade de Vida
Na Tech Nordeste 2016, em andamento até hoje no Multicenter Sebrae, um dos destaques é a Sala de Qualidade de Vida, que funciona em parceria com a empresa D Andrade, e é voltada para os funcionários do Sebrae. O evento, que acontece das 14h às 21h, tem como tema “Inovações e Negócios Sustentáveis”. Estão sendo oferecidos serviços de massagem expressa, escalda-pés, cadeira de massagem elétrica, entre outras ações.

Prova do Enade
Neste domingo, o Ministério da Educação realizará o Exame Nacional do Ensino Superior (Enade): um componente curricular obrigatório para os alunos ingressantes e concludentes dos cursos de graduação e para os estudantes concludentes dos cursos superiores de tecnologia selecionados. A prova tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências em sua formação.

Até o fim do ano
Limite de gastos, a reforma política, fim do abuso de autoridades e segunda etapa da repatriação são algumas das propostas que o Senado brasileiro pretende votar até o fim deste ano. As votações começaram ontem, pelo projeto de lei que estabelece prazo superior a quatro anos para contratos de prestação de serviço entre empresas. O texto altera o Código Civil sob a justificativa de que, como não existe pessoalidade nem subordinação entre empresas, não se justificaria estipular limite de quatro anos para duração do contrato, como consta atualmente.

Vamos refletir com Friedrich Nietzche:
“As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.