Novo mercado

Serviço de caminhões-pipa se expande em São Luís

Surgimento de novos empreendimentos é outro fator apontado para a consolidação do serviço, além da elevação, ano após ano, da temperatura média na capital maranhense; empresas estão perfurando seus poços para melhorar qualidade do produto

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
ABASTECIMENTO de condomínio é feito por meio de carro-pipa
ABASTECIMENTO de condomínio é feito por meio de carro-pipa (Carro-pipa)

O aumento da temperatura e a necessidade de racionamento das fontes de água fizeram expandir, nos últimos anos, o mercado das empresas proprietárias de caminhões-pipa em São Luís. Além das áreas da periferia, empreendimentos em bairros cujos moradores possuem maior poder aquisitivo também fazem, a cada dia, maior uso do serviço.

O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) informou que, até o fim deste ano, temperaturas altas serão registradas na capital maranhense. Ainda segundo o Núcleo, apenas chuvas rápidas e localizadas podem ser registradas.

Na cidade, o Renascença e o São Francisco registram número considerável de empresas com frotas de caminhões-pipa. Em geral, os empreendimentos possuem veículos com capacidade de transporte entre 16 mil e 25 mil litros de água e os valores podem custar até R$ 150,00 por metro cúbico.

Para otimizar o atendimento e melhorar a qualidade do líquido ofertado, algumas empresas do setor perfuraram seus próprios poços. “Isso melhora a qualidade da água ofertada para o consumidor final e, desta forma, também reduz custos, aumenta nossa fonte do produto e valoriza a empresa para o cliente”, disse o gerente de uma empresa fornecedora dos serviços de caminhões-pipa na cidade, Francisco Fernandes.

Ainda segundo ele, algumas construtoras e empreendimentos, para não dependerem apenas do único fornecimento de água, oriundo do poder público, usufruem dos serviços particulares dos caminhões-pipa. “Como o dono do condomínio quer oferecer o melhor serviço para o seu morador, depender apenas dos serviços dos órgãos públicos, muitas vezes, não é um fator suficiente”, disse.

Opções
A concorrência elevada do mercado de caminhões-pipa na cidade fez que o mercado buscasse novas opções do serviço. Em São Luís, já existem empresas que oferecem a opção de abastecimento dos caminhões-pipa.

Um empreendimento na capital maranhense, cuja sede fica situada no bairro Vinhais, recebe até 100 caminhões por dia ligados a outras empresas para o reabastecimento com água dos tanques. “Temos boa procura durante praticamente todos os dias”, disse o funcionário da empresa, Daniel Moraes.

Bairros mais populares
O serviço dos caminhões-pipa ainda é requisitado em bairros mais populares da cidade. No Centro, por exemplo, na Rua São Pantaleão, moradores ainda sofrem com o racionamento de água.

Em determinados dias, é necessário acionar uma empresa fornecedora de água. “A gente somente tem água aqui em casa em determinadas semanas, somente de madrugada. Para a gente ter um pouco mais de conforto, decidimos uma vez por semana, ou a cada 10 dias, usar um caminhão-pipa”, disse Regina Alves, moradora do Centro.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que está ampliando a capacidade de vazão dos sistemas que abastecem a capital maranhense e que o Centro, um dos principais bairros a contratar caminhões pipa por causa do racionamento, está entre as áreas cujo abastecimento de água vem sendo normalizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.