Natal

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada em SL

A partir de quarta-feira da próxima semana, cartinhas de crianças carentes estarão à disposição de quem quiser realizar seus sonhos de Natal com presentes; no ano passado mais de 2 mil cartas foram adotadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
No ano passado, campanha angariou muitos presentes para crianças
No ano passado, campanha angariou muitos presentes para crianças (Papai Noel)

O período natalino reforça o sentimento de solidariedade. Por isso, todos os anos os Correios lançam a Campanha Papai Noel dos Correios. A edição 2016 será lançada em São Luís no dia 23, próxima quarta-feira, no Edifício Sede dos Correios, na Praça João Lisboa, no Centro.

Realizada há 27 anos, o principal objetivo da campanha é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, procura-se desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçá-la corretamente, utilizar o CEP e disseminar a solidariedade própria do período natalino. Para tanto, desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em carentes.

Nos últimos três anos, em todo o País, foram atendidos mais de 1,5 milhão de pedidos — cerca de 80% das cartas aderentes aos critérios de participação. Em todo o Brasil, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. As que atenderem aos critérios da campanha - crianças de até 10 anos ou até o 5º ano do Ensino Fundamental ou ainda especiais de qualquer idade, em situação de vulnerabilidade social - são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Após a seleção, as cartas são cadastradas em sistema próprio onde ganham uma numeração que preserva a segurança da criança.

Carta disponíveis
Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa. Finalmente, as cartas são postas para adoção dos padrinhos, aqueles que procuram os pontos de adoção de cartas e decidem realizar o sonho de uma ou mais crianças. Também há o fundamental apoio dos padrinhos corporativos, pessoas jurídicas cujos colaboradores se reúnem e adotam uma grande quantidade de cartinhas vindas das escolas públicas ou comunitárias.

Os presentes destinados a cada carta adotada são encaminhados, pelos padrinhos, a locais específicos, para que posteriormente os Correios façam as entregas. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

SAIBA MAIS

Em 2015, mais de 2 mil cartinhas foram adotadas em São Luís. Em 2014, somente no Maranhão, foram recebidas 22.939 cartinhas. Destas, 8.420 estavam dentro dos critérios e foram selecionadas e 4.638 foram presenteadas. Em 2013, 9.045 cartas foram adotadas em todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.