Diversão

Praia foi atração para muitos no feriado prolongado

Orla da capital recebeu muitos banhistas e visitantes, que se divertiram de várias formas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Banhistas aproveitaram o dia de sol, ontem, na praia da Ponta d’Areia
Banhistas aproveitaram o dia de sol, ontem, na praia da Ponta d’Areia (Praia da Ponta d'Areia)

Em dias quentes ir à praia sentir um pouco da brisa marinha e se refrescar em meio às ondas do mar é sempre uma boa opção. E foi justamente assim que muitos aproveitaram o último feriado prolongado do ano, o da Proclamação da República, ontem. Ao longo da orla de São Luís, famílias, grupos de amigos e participantes de excursões se reuniram para almoçar, bater papo, praticar esportes, enfim, relaxar.
Diego Morais veio do Pará, com um grupo, para participar de um evento religioso na capital. A turma, que incluía turistas vindos do estado do Amapá, passou o feriado prolongado na capital e decidiu se despedir com um banho de mar. “Mais para o Norte, a gente não tem praias como no Nordeste, então, aproveitamos para passar a manhã na praia antes de voltarmos para casa”, afirmou.
Aliás, o feriado na orla foi dos visitantes. Ao longo da Avenida Litorânea, diversos ônibus de turismo estavam estacionados enquanto turistas de outros estados ou de municípios maranhenses se divertiam. “Vim de Balsas com um grupo de amigos e familiares. Tenho família aqui, então aproveitei o feriadão para fazer uma visita”, contou Eliene Oliveira.
E quem foi à praia ontem aproveitou de diversas formas. Na Ponta d’Areia, a principal opção de lazer foi a prática de esportes, sobretudo futebol. Já no Calhau, os bares ao longo da Avenida Litorânea foram a preferência de quem queria um pouco mais de comodidade. “A gente chega, senta, bebe uma cerveja, come um petisco, se der vontade, cai no mar, se não der, fica por aqui mesmo. Acho bem prático”, disse Jerônimo Caldeiras.

Balneabilidade
Nem mesmo a incerteza com relação às condições de balneabilidade das praias afastou os banhistas que não abrem mão de um mergulho. Ontem, Patrícia Rodrigues levou as filhas à praia. As crianças, como é comum, brincavam nas poças d’água e de se enterrar na areia. Para evitar que as meninas tenham algum problema de saúde, ela tomou certos cuidados. “Além do protetor solar, eu trago água filtrada para que elas lavem as mãos e quando chegam em casa, elas tomam banho e lavam os cabelos”, afirmou.
Em 13 de outubro deste ano, um laudo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) apontou que toda a orla estava liberada para banho. A notícia foi recebida com desconfiança e os laudos chegaram a ser contestados em audiências públicas. A desconfiança da população aumentou ainda mais no dia 4 deste mês, quando uma mancha negra voltou a ocorrer desde a foz do Rio Calhau e indo em direção à praia.

Mais

Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu apenas em 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.