PH

Poder Judiciário incentiva a arte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Parmênio Carvalho Júnior e Fábio Nahuz
Parmênio Carvalho Júnior e Fábio Nahuz (PH 01H)

Com entrada gratuita, a nona edição do ESMAM Cultural, projeto que incentiva a expressão artística no Poder Judiciário, acontecerá na próxima sexta-feira, no hall do Fórum Des. Sarney Costa e no Auditório José Joaquim Ramos Filgueiras, no Calhau. Este ano, a exposição conta com produções inscritas nas categorias fotografia, pintura, desenho e poesia. Os trabalhos ficarão disponíveis para o público até o dia 30 de novembro, no Fórum de São Luís.

Energia limpa
O anúncio do veto do presidente Michel Temer ao dispositivo legal que permitiria a ampliação da participação do carvão mineral na matriz energética brasileira foi uma vitória do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Antes de embarcar para Marrakesh, onde participa da conferência mundial que referenda o Acordo do Clima, recentemente firmado pelas grandes nações do planeta, Sarney Filho demonstrou ao presidente que a imagem do Brasil ficaria comprometida na conferência se ele permitisse o avanço do carvão.
O carvão, como se sabe, é, entre as fontes energéticas, uma das mais poluentes do planeta.

Energia limpa 2
Os ambientalistas estão de olho na concessão de licenças para a instalação de parques eólicos nas áreas de proteção dos Lençóis Maranhenses.
Dois grandes projetos de produção de energia a partir dos ventos estão se instalando em Barreirinhas e Paulino Neves.
O temor, já manifestado ao Ministro Sarney Filho, é o de que aqueles gigantescos aerogeradores comprometam a beleza da paisagem natural e prejudiquem o fluxo migratório das aves na região.

Acadêmicos
Já disse aqui e repito agora: engana-se quem pensa que a Academia Sueca inovou ao conceder o Nobel de Literatura deste ano a um músico – o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, e não a um escritor, como sempre fez.
Há dois anos, a Academia Maranhense de Letras destinou uma de suas 40 cadeiras ao consagrado violonista e compositor Turíbio Santos. Duas décadas antes, acolheu o artista plástico Antonio Almeida. E só não elegeu o ator e teatrólogo Aldo Leite porque ele, que era um tímido, não aceitou a honraria.
Na Academia Brasileira, apenas 13 dos atuais acadêmicos são romancistas, poetas ou dramaturgos, entre os quais o ex-presidente José Sarney.
Os demais são professores (Alfredo Bosi e Cleonice Bernardelli), historiadores, sociólogos, políticos, advogados e jornalistas. E um artista: o poeta e compositor Geraldinho Carneiro.

Mais traduzidos
Dados da Unesco relativos ao período que vai de 1979 a 2015 permitiram aos autores do Novo Atlas da Língua Portuguesa, apresentado ontem em Lisboa, incluir informação mais detalhadas, como a lista das línguas e países para os quais o português é mais traduzido, e ainda os autores lusófonos mais traduzidos no mundo.
O espanhol é a língua com mais traduções do português, seguido do inglês, do francês, do alemão e do italiano. Já o inglês é de longe a língua com mais traduções para português, numa lista cujos 7.º e 8.º lugar são ocupados pelo latim e pelo grego antigo.
Na lista dos autores de língua portuguesa mais traduzidos, a maior surpresa é talvez a presença, em quinto lugar, do teólogo Leonardo Boff, a grande figura da Teologia da Libertação no Brasil. A lista é encabeçada por outro brasileiro, o ficcionista Paulo Coelho, e seguem-se José Saramago, Jorge Amado e Fernando Pessoa.

Mais humano

A Folha de S. Paulo colocou no ranking dos “outsider” ligados ao Judiciário a ministra Cármen Lúcia, questionando se a nova presidente do Supremo Tribunal Federal será picada pela “mosca azul” e demonstrará interesse em concorrer em 2018.
Em artigo assinado pela colunista convidada Julianna Sofia, a Folha encampa a ideia de que Cármen Lúcia está dando um ar mais humano ao Supremo, com uma pauta mais aprazível ao cidadão brasileiro, com polêmicas que vão desde vaquejada a paternidade biológica.

Originais salvos
A Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro mandou restaurar material histórico precioso localizado no Templo da Humanidade, sede da Igreja Positivista do Brasil.
Trata-se dos rascunhos, de autoria do maranhense Raimundo Teixeira Mendes, da bandeira do Brasil republicano, que ali estavam guardados numa gaveta há 127 anos.
Teixeira Mendes, como se sabe, foi, ao lado de Miguel Lemos, o grande líder do Positivismo no Brasil.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar uma grande e estimada amiga: Niêde Lima Buhatem, viúva do saudoso Jan Buhatem.

O juiz Ângelo Santos foi eleito novo presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, pela chapa “A AMMA não pode
Parar”. Por 85% do total de associados, essa foi uma das maiores votações percentuais já obtidas por uma chapa em eleições para a AMMA.

Nas eleições de 2018, não será fácil para os partidos e os candidatos enfrentarem a descrença.

Com receio de ser mal interpretado, o jornal Granma, de Cuba, evita interpretar a vitória de Trump.

No período de formação de governos municipais, surge a competição entre chatos e chateados.

Entre os 100 maiores jornais dos Estados Unidos, apenas um defendeu apoio a Trump: o Las Vegas Review-Journal.

DE RELANCE

Semana do Hoteleiro
Vem aí a VII Semana do Hoteleiro, evento a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão. Com o tema “Hospitalidade e empreendedorismo criativo: uma nova perspectiva para o mercado ludovicense”, a semana do hoteleiro deste ano busca contribuir para a formação de futuros profissionais que podem transformar o mercado hoteleiro de São Luis. A programação será voltada para o tema principal, que, a partir de palestras, minicursos e mesas redondas, discutirá práticas criativas e empreendedoras.

Trabalho em vão
O Supremo Tribunal Federal trabalhou em vão em 25% dos processos que tinham políticos como réus na corte. O tribunal teve de abrir mão do julgamento antes do final desses casos após meses de atuação de seus ministros e servidores. Isso ocorreu porque políticos perderam o foro privilegiado no STF, levando ao encerramento automático de 46 ações penais das 180 abertas no tribunal de janeiro de 2007 a outubro de 2016. Esses processos foram remetidos a outras instâncias e ficaram sem julgamento no STF, contribuindo para a demora na conclusão de casos. Do total, 11 ficaram mais de três anos no tribunal e dois, quase cinco anos.

Congresso no Ceuma
“A Importância de Políticas de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações” foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga Nathaja Falcão, representando a empresa D Andrade, de Daniella Andrade, no I Congresso Maranhense de Psicologia Organizacional do Trabalho, realizado recentemente na Universidade Ceuma, no Renascença II. O evento estimulou a participação ativa de pesquisadores, discentes e profissionais do Maranhão na difusão de pesquisas e práticas profissionais nessa área. Nathaja foi bastante elogiada em sua apresentação e discorreu brilhantemente sobre o tema proposto.

Pistolão vem de longe
Em abril de 1500, ao escrever uma carta ao rei de Portugal, anunciando a descoberta do Brasil, Pero Vaz de Caminha pediu emprego para seu genro em Portugal. Foi o ponto de partida para o pistolão, que se tornou instrumento consagrado ao longo de séculos.

Como andam
Antes de buscar alguma forma de socorrer os Estados, a ordem no Palácio do Planalto é pedir aos governadores que entreguem o levantamento completo dos fundos para pagamentos de pensões e aposentadorias. Tempo perdido. As reservas não existem.

Black Friday
O comércio maranhense dá sinais de promoções com a proximidade da campanha Black Friday, que mobiliza todo o Brasil e outros países. Em São Luís, a empresária Andreia Ramada, proprietária das lojas Thelure e Vila Ramada, instalada na Galeria Cristal da Avenida dos Holandeses, já está se programando e parece que vai surpreender. Os empreendimentos estão badalando com as mais recentes aquisições.

Fim do foro
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado deve votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição que retira o foro privilegiado de políticos e autoridades brasileiras, inclusive o presidente da República, nas infrações penais comuns. O relator da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estima em 22 mil o número de autoridades que possuem algum privilégio de foro por conta da função que ocupam no país.

Para refletir com Fernando Pessoa:
“Todo o homem de ação é essencialmente animado e otimista porque quem não sente é feliz”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.