Presidente

Em homenagem a Putin, aldeia sérvia muda nome para Putinovo

Morador diz que Putin é o melhor líder mundial; aguardente produzida no local também mudou de nome

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Sérvia - A pequena aldeia de Adzinci, no sul da Sérvia, mudou seu nome para Putinovo como demonstração de apreço e respeito ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou ontem o jornal "Juzne Vesti".

"Putin é para nós o maior e melhor líder mundial, por isso este lugar leva com orgulho seu nome", explicou ao jornal Milutin Petrusic, um dos moradores da aldeia, que tem apenas algumas dezenas de habitantes.

O nome anterior da aldeia, Adzinci, tinha origem turca e provinha de "hadji", um título que se concede aos muçulmanos que realizam o hadj, a peregrinação a Meca.

Muitos nomes e palavras na Sérvia têm origem turca, fruto da dominação otomana entre os séculos XIV e XIX. "Não queremos nada turco aqui, mas eslavo. Putinovo soa bem e se pronuncia facilmente", acrescentou Petrusic.

O novo nome emprega o sufixo "ovo", utilizado para designar lugares e, por isso, em uma tradução literal, a aldeia se chama agora "Lugar de Putin".

Segundo Malisa Petrusic, proprietária da cafeteria local, a decisão foi tomada por todos os moradores em referendo. "Fizemos e colocamos o novo letreiro, organizamos um referendo e todos os moradores votaram pelo novo nome, Putinovo. Não precisamos da permissão de ninguém", destacou Petrusic.

A admiração dos moradores pelo líder russo chegou ao extremo de também rebatizar a aguardente local (a rakija) como Putinovka.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.