PH

É assim nos gabinetes dos eleitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
A médica Hosana Reis e sua filha Marina Reis Ribeiro (Clínica Hosana Reis)
A médica Hosana Reis e sua filha Marina Reis Ribeiro (Clínica Hosana Reis) (A médica Hosana Reis e sua filha Marina Reis Ribeiro (Clínica Hosana Reis))

No Maranhão, não são poucos os que têm procurado os gabinetes de prefeitos que assumirão em 1º de janeiro do próximo ano. As recepcionistas costumam fazer a triagem, perguntando qual o tema. Se a resposta é “tenho um plano”, imediatamente encaminham a um assessor que mantém um arquivo das ideias pendentes. Levam vantagem os visitantes que propõem medidas rápidas para solucionar problemas.

Caça às bruxas
Não pensem que é só nos Estados Unidos que se vive atualmente sob o clima de uma verdadeira caça às bruxas.
No Maranhão, está acontecendo o mesmo, envolvendo políticos, jornalistas de má fé e que vivem à custa de propinas pagas – sabe lá Deus por quem, embora na penumbra essas digitais estejam expostas –, e outras figuras mal intencionadas que só desejam o insucesso dos que trabalham com dignidade pelo desenvolvimento deste Estado.
Faço parte há mais de quarenta anos da equipe de repórteres do maior e mais respeitado diário noticioso do Maranhão – O Estado Maranhão – e nunca tinha visto uma campanha movida de tanto ódio e inveja com a que acontece, com essa tralha inteira torcendo pelo insucesso não só desta empresa como de todos os que honestamente nela trabalham.

Caça às bruxas 2
Devo informar aos incautos que há mais de ano estou aposentado por tempo de serviço, ainda trabalho porque amo o que faço e não serão essas aves e ratos agourentos que irão mudar o curso de minha vida e da minha sólida relação com a empresa que nasceu e cresceu comigo.

Palestra e posse
A Promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, membro fundador da ALL e recentemente eleita para a Academia Maranhense de Letras, ministrará no dia 16 de novembro, a palestra “A Batalha de Guaxenduba”, em lembrança dos 402 anos da Batalha de Guaxenduba, na Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche.
A Casa de Cultura, que também é um museu, livraria e café, situa-se na Rua Djalma Dutra, 128 (Beco Catarina Mina), no Centro Histórico, em um antigo casarão típico que pertenceu a Catarina Mina.
A batalha que começou a minar o sonho da França Equinocial é objeto de um dos capítulos do livro 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Juruá, 2014), de autoria da palestrante.
A propósito: Ana Luiza já marcou o dia 6 de abril do próximo ano, sua posse na Academia Maranhense de Letras, onde vai ocupar a cadeira número 5, vaga com a morte do jornalista Clóvis Sena e que tem como patrono, Celso Magalhães, também patrono do Ministério Público do Maranhão.

Inovação é Tudo
O prof. Wagner Pádua Filho, estará em São Luís nesta quinta-feira para proferir a palestra “Inovação é Tudo - É hora de mudar conceitos para enfrentar os novos desafios”, a convite do ISAN/FGV.
A iniciativa é direcionada aos interessados em buscar excelência na Gestão de Saúde e Gestão Empresarial.
O palestrante, que é médico e empresário, tem um currículo apreciável: representante da Coordenação Acadêmica da FGV/Rio, Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo – USP e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Além de um pós-doutorado em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade da Florida – USA, no qual aprofundou-se em um moderno conceito de educar estudantes de Medicina.

Destaque no Tech Nordeste
A TVN está participando e apoiando diretamente a primeira edição do Tech Nordeste - Fórum de Ciências, Tecnologia e Inovação Sustentáveis promovido pelo Sebrae Nordeste, que acontece nos dias 16 a 18 próximos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
A empresa foi escolhida como provedor oficial de internet e telefonia do evento, o que demonstra o alto grau de qualidade e confiabilidade dos serviços da TVN.
E mais: entre as novidades que a operadora vai apresentar em seu stand no Tech Nordeste destacam-se o novo Canal 100 e o Aplicativo TVN Play.
Na tarde do dia 17, o professor Rogério Moreira Lima vai apresentar um ‘case’ de sucesso sobre a parceria do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão
e a TVN.

Destruição da economia
Um documentário amador publicado no Youtube mostra como a Lava Jato destruiu parte considerável da economia brasileira nos últimos anos, fabricando heróis que imprimem na opinião pública a ilusão de que a operação é necessária a uma limpeza profunda da corrupção sistêmica no governo federal, sem deixar perceptível a agenda oculta.
Em questão de meses, as grandes empresas nacionais tiveram suas obras paralisadas, levando milhares de trabalhadores ao desemprego e à falta de perspectiva quanto à retomada.

TRIVIAL VARIADO

Presidentes americanos podem quase tudo. Mas não podem dirigir automóveis. A medida é para protegê-los de ferimentos e de processos em eventuais acidentes.

No assunto: azar de Donald Trump, pobre presidente rico. Ele tem uma respeitável coleção de carros. Entre eles: um Mercedes-Benz SLR McLaren 2003, um Rolls-Royce Silver Cloud 1956 e um Chevy Camaro Indy 500 Pace Car.

O dinheiro que sai dos municípios na forma de impostos vai a jato para Brasília. O retorno se dá num teco-teco lento que voa à baixa altura e com pouco combustível.

O antropólogo e político Darcy Ribeiro, em 1982, dizia: “Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.” Não errou.

Eleitores que se abstiveram, votaram em branco ou anularam, estão à espera de um Trump brasileiro.

Muitos deputados estaduais lamentam: seus colegas de Minas Gerais têm dinheiro das emendas parlamentares para distribuir entre os municípios. No Maranhão, a proposta nunca andou.

Arrasta-se há cinco anos a elaboração do Estatuto de Defesa dos Direitos do Contribuinte. Agora, o Senado promete dar um empurrão. Um dos objetivos: coibir ações infundadas, com base nos princípios constitucionais de respeito à função social das normas tributárias e à dignidade humana.

De tanto pedir testemunhas, Eduardo Cunha chegará ao presidente da Organização das Nações Unidas.

DE RELANCE

Eventos dos supermercadistas
O setor supermercadista estará em festa no próximo fim de semana. Representantes do mercado estarão reunidos em vários eventos nos dias 17 e 18 de novembro. A Associação Maranhense de Supermercados organizou vários eventos para os dias 17 e 18. Tais como: Workshop de Negócios, IV Mostra de Produtos e Serviços do Maranhão e entrega do tradicional prêmio Carrinho de Ouro em sua 22ª edição. João Sampaio, presidente da Amasp, reforça que a oportunidade é excelente para o fechamento de negócios, pois cerca de 40 expositores participarão da mostra.

Seminário Estadual de SPC
Lojistas maranhenses que estão se preparando para as vendas de Natal vão contar com um evento de atualização, promovido gratuitamente pela CDL São Luís. Explico: no dia 25 de novembro, a entidade realiza o 1º Seminário Estadual de SPC, direcionado à capacitação do comércio em questões como direito do consumidor e boas práticas na utilização do banco de dados sobre crédito. As inscrições para o Seminário podem ser feitas no site da CDL São Luís.

Simpósio de Cardiologia
O cardiologista José Benedito Buhatem estará coordenando, no próximo dia 25, o 9º Simpósio de Cardiologia do Hospital São Domingos, evento que será realizado na CRM, contará com 4 convidados nacionais para falar sobre o tema “Doenças Cardiovasculares de Alta Complexidade. O Simpósio é destinado a área médica em geral e as inscrições já estão abertas. A taxa de inscrição é a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma entidade filantrópica.

No reino da desilusão
As finanças dos Estados vão caindo como castelos de areia. A cada mês, a lista dos falidos aumenta. Os que pagam impostos sentem decepção, sem a perspectiva de uma situação melhor. Os governos viveram décadas de falácias, que levaram à desestruturação fiscal.

Como andam
Antes de buscar alguma forma de socorrer os Estados, a ordem no Palácio do Planalto é pedir aos governadores que entreguem o levantamento completo dos fundos para pagamentos de pensões e aposentadorias. Tempo perdido. As reservas não existem.

Vai deixar de ser literatura
Os repetidos anúncios de compressão das despesas, que todos os governos apregoaram em mensagens, discursos, intenções, entrevistas e circulares, deixarão de ser literatura. Até agora, não tinham passado de manobra burocrática-eleitoreira para engambelar.

Legalidade do jogo
O jogo do bicho está a um passo da legalidade. Projeto, a ser votado este ano no Senado, prevê que os interessados vão se credenciar no governo federal e depois nas Secretarias de Segurança. O passo seguinte será fundar empresas, apresentar garantias financeiras, buscar alvarás nas prefeituras e fixar os seus pontos. Para compensar, pagarão impostos.

Vale refletir com Karl Marx:
“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.