Sensibilização

Caminhada alerta para a prevenção ao câncer de próstata

Evento foi realizado no domingo na Litorânea, teve como objetivo alertar os homens para os cuidados com a saúde e fez parte da “Novembro Azul”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Participantes da Caminhada Novembro Azul fazem alongamento antes de iniciarem percurso na Litorânea
Participantes da Caminhada Novembro Azul fazem alongamento antes de iniciarem percurso na Litorânea (Caminhada azul)

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens em todo o mundo, acometendo um em cada seis homens. No Brasil e no Maranhão, o câncer de próstata também ocupa o primeiro lugar entre os homens. Estima-se cerca de 68.800 casos novos no Brasil e 910 casos no Maranhão no ano de 2015. Apesar de sua alta incidência, é uma doença com elevadas chances de cura quando diagnosticada e tratada em estágios precoces. No mês de conscientização contra a doença, uma caminhada chamou a atenção para a importância da prevenção.

A Avenida Litorânea foi ocupada pela cor azul na manhã do domingo, dia 13, durante a “Caminhada Novembro Azul”, promovida pela Academia Viva Água. O evento teve como objetivo chamar a atenção da população e conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Foi um momento de descontração, quando alunos, professores e funcionários chamaram a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de próstata e também para a vantagem de se fazer atividades físicas, pois que estas nos livram de muitas doenças”, disse a diretora da Viva Água, Denise Martins Araújo.

Alongamento

O evento começou com uma sessão de alongamento, batizada de “Balão Azul”, na Praça do Pescador, no perímetro da Praia de São Marcos. Depois, os participantes seguiram até a área do parquinho e retornaram à Praça do Pescador, em um percurso de 1.600 metros.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

O câncer de próstata é uma predisposição genética do paciente. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. A partir dos 50 anos, todo homem deve fazer exame preventivo.

Mais

Campanha Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer em homens. É desenvolvida durante todo o mês de novembro e simbolizada pelo laço azul, que remete à cor da campanha, tem como objetivo promover mais saúde para a população masculina em nosso Estado através de eventos educativos voltados para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer masculino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.