Matrimônio

Mais de 900 casais se casam gratuitamente

Casamento comunitário promovido pela Corregedoria Geral de Justiça ocorreu na tarde de sábado, 12, no Centro de Convenções da UFMA, em São Luís

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Roberto Ramos Silva coloca aliança no dedo de Liliana Martins
Roberto Ramos Silva coloca aliança no dedo de Liliana Martins (Casamento)

Nos últimos 18 anos, a Justiça oficializou, na capital maranhense, a união de 80 mil casais de forma gratuita. Deste total, 924 – selecionados durante a Ação Global deste ano - tiveram as uniões reconhecidas no casamento comunitário promovido pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), na tarde de sábado, 12. O ato, considerado o maior do gênero no estado, também foi marcado por homenagens a gestantes e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Antes da oficialização, foram sorteados brindes (geladeiras, liquidificadores e ferros de passar roupa) para os casais. Em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, destacou o papel do Judiciário no cumprimento de medidas para a sociedade. “Por meio deste ato, a Justiça formaliza uma missão importante e direta para as pessoas, ou seja, a promoção de cidadania”, afirmou.

A corregedora-geral de Justiça do Maranhão, Anildes Cruz, destacou a importância do casamento. “Este ato formalizado nesta tarde não é um simples sim, mas um começo de uma nova vida para vocês”, disse.

Alguns casais chamaram a atenção durante a formalização dos casamentos comunitários. O radialista José Raimundo Nonato, de 66 anos, e a dona de casa Maria do Rosário Almeida, de 60 anos, constituíram o casal mais velho da cerimônia. Eles residem em Paço do Lumiar e, enquanto ele já era divorciado, ela nunca havia dito “sim”. “Para mim, é um momento de muita felicidade”, disse o radialista. Já a dona de casa, visivelmente emocionada, não escondeu a alegria pelo momento. “Estou muito feliz e nem sei bem o que dizer neste momento”, disse.

Já os estudantes Deyvison Nogueira dos Anjos, de 19 anos, e Thays Rodrigues da Silva, de 16 anos, eram o casal mais novo. “Decidimos nos casar por vontade própria e estamos muito certos de que isso é o melhor para as nossas vidas”, disse Thays.
A cadeirante e aposentada Liliana Martins Reis e o ajudante de cozinha Roberto Ramos Silva eram o casal com a história mais emblemática. Ele a conheceu há dois anos pela internet e ela nem pensava em se casar tão cedo. “Foi algo tão singelo que somente poderia dar certo mesmo”, disse Roberto.

No ano passado, o casamento comunitário promovido pelo Poder Judiciário ocorreu no dia 23 de outubro, também no Centro de Convenções da UFMA, em São Luís, e mobilizou 1.431 casais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.