Superlua

Superlua maior e mais brilhante promete espetáculo celestial

A maior e mais brilhante lua cheia em quase sete décadas será vista nesta segunda-feira, 14, prometendo aos observadores da Terra um espetáculo celestial da Superlua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
A Superlua será mais ou menos com esta aparência, segundo estudiosos
A Superlua será mais ou menos com esta aparência, segundo estudiosos (A aparência)

Estados Unidos - A maior e mais brilhante lua cheia em quase sete décadas será vista nesta segunda-feira, 14, prometendo aos observadores da Terra um espetáculo celestial da Superlua. A Lua cheia ficará mais perto da Terra do que nunca desde 1948, segundo astrônomos.

No momento de maior aproximação, que irá acontecer às 9h23, no horário de Brasília, a Lua passará a 348.400 quilômetros da superfície da Terra, cerca de 35 mil quilômetros mais perto do que a média.

A distância da Lua para a Terra varia porque sua órbita ao redor do planeta tem formato oval, e não circular. Caso o céu esteja sem nuvens, a próxima lua cheia estará até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal, tornando-a o que é chamado de Superlua, segundo a Nasa.

O fenômeno ocorre quando o tempo de uma lua cheia ultrapassa o ponto em que o 28° dia de órbita da Lua está mais próximo da Terra. A próxima vez que uma lua cheia chegará tão perto da Terra será em 2034.

Dica

A melhor maneira de apreciar a Superlua é ir a um local aberto, longe dos grandes centros urbanos. Isso porque a iluminação artificial e a poluição podem atrapalhar a visão.

Outra dica interessante para assistir ao fenômeno é esperar que a Lua chegue perto do horizonte. A distorção da atmosfera causa essa ilusão – ainda mais se você usar uma árvore como referência para comparar os tamanhos.

Para os brasileiros, o melhor horário para assistir ao fenômeno será quando a Lua estiver se pondo no dia 13. A dica é olhar para o oeste pouco antes do nascer do Sol, às 6h. Já no dia 14 de novembro, a hora certa para ver a Superlua é após o pôr do sol, às 19h.

Mais

Que fenômeno é esse?

Em astronomia, chama-se super Lua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita. Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.