Automobilismo

Nico Rosberg corre pelo título da Fórmula-1 no GP do Brasil

O piloto Felipe Massa, que está se aposentando da categoria depois de 11 temporadas, disputa na tarde deste domingo, sua última corrida em Interlagos valendo pelo Mundial de Fórmula-1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

1478890121-743611488.jpg[e-s001]

SÃO PAULO - A Fórmula 1 chega mais uma vez a São Paulo neste domingo, para a vigésima etapa da temporada de 2016, no circuito de Interlagos. Como em muitas oportunidades no passado, o título do mundial de pilotos estará mais uma vez em jogo. O alemão Nico Rosberg será o novo campeão se repetir o feito de 2015 e vencer a prova.

Com 19 pontos de vantagem sobre seu companheiro na equipe Mercedes, Lewis Hamilton, a vitória mo Brasil colocará Rosberg a uma distância inalcançável na última etapa do ano, em Abu Dhabi, no próximo dia 27 deste mês. Filho do campeão mundial de 1982, Keke Rosberg, Nico minimiza a pressão pelo primeiro título e promete não mudar sua forma de encarar a corrida.

“Eu não vou mudar a forma como encaro a corrida. Eu preciso continuar a fazer o que me leva a ter o melhor rendimento, e isso é sempre correr para vencer. Ainda restam duas corridas e tudo pode acontecer neste esporte, então eu preciso focar minhas energias naquilo que eu tenho sob controle”, afirmou.

1478891817-743611488.jpg[e-s001]

Primeira vez

Enquanto Hamilton nunca venceu no Brasil, Rosberg vem de duas vitórias consecutivas no circuito José Carlos Pace, em 2014 e 2015, anos em que Hamilton levou o título. Confiante pelo retrospecto, o alemão elogiou a vibração da torcida brasileira.

“Eu tenho boa forma em São Paulo. É uma das pistas realmente clássicas, e que normalmente produzem corridas empolgantes, então estou ansioso para uma boa disputa diante dos incríveis fãs brasileiros”, completou.

Para Hamilton, é vencer ou vencer na busca pelo tetracampeonato da F1. Nas últimas duas corridas, o britânico mostrou que não pretende vender barato o posto de campeão mundial para Rosberg, e venceu com autoridade os GPs dos EUA e México. Com o sonho do título ainda vivo, Hamilton chega confiante ao Brasil.

“É um ótimo sentimento quando se pode mostrar o ritmo apresentado nas últimas duas corridas. Todos trabalharam duro e o carro esteve perfeito -, afirmou Hamilton.
O piloto, entretanto, reconhece que mesmo diante das dificuldades para reverter a vantagem do companheiro e alcançar o título da temporada, não está preparado para perder.
“Eu não acho que você pode se preparar para perder, embora eu já tenha vivido isso antes. Neste momento eu estou num cenário onde eu sei que há mais chance de perder do que de vencer. É duro de engolir, mas é o que é”, sentenciou o britânico da Mercedes.
Tempo chuvoso
Com a previsão do tempo apontando chuvas no domingo na capital paulista desde a manhã, a probabilidade da prova ser realizada com pista molhada é grande. Com Hamilton notoriamente superior a Rosberg neste tipo de condição, a prova deste domingo pode reservar surpresas na briga pelo título.


Massa se despede

Restam apenas duas corridas para que a carreira do brasileiro Felipe Massa se encerre. E neste final de semana, com o Grande Prêmio do Brasil, o piloto irá se despedir da pista que, além de ser a de sua casa, é o local ele alcançou o melhor desempenho ao longo da carreira.

Nascido na cidade de São Paulo, Massa demonstrou ao longo dos anos se sentir em casa quando corre em Interlagos. Sua primeira vitória no circuito veio no ano de 2006, também a primeira temporada em que competiu pela Ferrari.

Ao todo, o brasileiro possui 11 vitórias na Fórmula 1. Dessas, duas foram no Brasil (2006 e 2008), o que faz a prova ser, ao lado de Turquia e Bahrein, o lugar onde o piloto conseguiu triunfar por mais vezes. O que torna Interlagos a corrida onde Massa conseguiu seus melhores resultados, no entanto, é a conquista de dois pódios, em 2007 e 2014, o que não chegou a ocorrer nos outros circuitos onde possui duas vitórias.

Apesar da vitória em 2008 em solo brasileiro, a ocasião marcou um momento pouco agradável na carreira do piloto, que acabaria perdendo o campeonato para Lewis Hamilton na última curva de Interlagos, ficando com apensas com a sensação de dever cumprido e o vice daquela temporada.

Lembrança

Na última vez que correu em casa na Fórmula 1, na prova de 2015, Massa também não guardou boas lembranças, já que após terminar em oitavo, acabou desclassificado da corrida devido a irregularidades em seu carro.

Naquela que será a penúltima corrida de sua carreira, o adeus de Felipe Massa a Interlagos virá com o piloto correndo pela Williams, ocupando a 11º posição do campeonato de pilotos em 2016, com Nico Rosberg podendo garantir o título mundial na pista brasileira.

A largada para o Grande Prêmio do Brasil está marcada para as 13h deste domingo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.